Liga prometeu VAR na II divisão, FPF diz que não é bem assim

Rui Caeiro, director-executivo da Liga, apontou que o organismo de futebol está “a trabalhar no sentido de poder fazer a implementação já nesta época 22/23”, mas a Federação Portuguesa de Futebol diz que será impossível - pelo menos a tempo do arranque do campeonato.

Foto
LUSA/OCTÁVIO PASSOS

A Liga de Clubes diz que sim, a Federação Portuguesa de Futebol diz que “nim”. O motivo da discórdia é a extensão do recurso ao vídeo-árbitro à II Liga, algo que o organismo que organiza a competição diz ser possível já em 2022/23, mas a FPF, que gere o sector da arbitragem, garante que será uma quimera - pelo menos, a tempo da jornada 1.

Tudo começou porque Rui Caeiro, director-executivo da Liga, apontou nesta sexta-feira que o organismo de futebol está “a trabalhar no sentido de poder fazer a implementação já nesta época 22/23”. E acrescentou: “Uma coisa é segura: na época 23/24 o VAR na segunda Liga será uma realidade”.

Durante a tarde, a FPF lançou um comunicado a desmentir a versão do dirigente da Liga. A saber:

“Face a esta declarações, a FPF esclarece o seguinte:

1. O VAR na Liga 2 não está assegurado para a época 2023/24 e seguramente não estará implementado a tempo do arranque da época 2022/23;
2. A FPF dispôs-se a pagar 75 por cento do valor necessário, mas até ao momento não foi possível obter a aceitação por parte da Liga Portugal;
3. As conversações sobre o tema começaram a 6 de Maio”.

Em rigor, sobre a entrada do VAR na II Liga já em 2022/23 não há um verdadeiro desmentido, já que a implementação da medida ainda em 2022/23 (mas não na jornada 1) daria razão às duas entidades.

Detalhes linguísticos à parte, o certo é que, até ver, os clubes e os árbitros ainda não sabem com o que contar para 2022/23.

Sugerir correcção
Comentar