Quando o divórcio era proibido em quase toda a parte, as norte-americanas viajavam para o Dacota do Sul

Antes do Nevada permitir divórcios rápidos em 1931, nos EUA, o Dacota do Sul detinha o título de capital do divórcio. Durante um período de cerca de 20 anos, o estado ficou conhecido como a Colónia do Divórcio.

Foto
Baronesa Margaret Laura Astor De Stuers, em 1900, após o seu casamento com William Elliott Zborowski Biblioteca do Congresso

Nuvens escuras e chuva torrencial saudaram o comboio a vapor enquanto este se aproximava da paragem em Sioux Falls, Dacota do Sul, a 1 de Junho de 1891. Acompanhada pela sua empregada e o secretário particular, uma mulher de boa apresentação e bem vestida, a revelar o seu elevado estatuto social, desceu da carruagem de primeira classe e fez um balanço da pequena cidade diante de si, nas margens do rio Big Sioux.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar