No auge dos Savage Garden, foi “profundamente infeliz”; agora, Darren Hayes procura o seu “autêntico eu”

Em entrevista à revista People, o vocalista da banda Savage Garden conta ter enfrentado muitas dificuldades para aceitar a sua sexualidade, mas anuncia agora “voltar ao mundo como o [seu] autêntico eu”.

Foto
“Apercebi-me de que nunca tinha sido verdadeiramente eu próprio no auge da minha fama e do meu sucesso comercial”, admite Darren Hayes Facebook @DarrenHayesOfficial

Há 25 anos, a banda australiana Savage Garden lançava o seu álbum de estreia, marcando o início de uma carreira de sucesso para Darren Hayes e Daniel Jones. Venderam 26 milhões de cópias de álbuns e músicas como I want you e To the moon and back atingiram o topo das tabelas. Mas, por dentro, Hayes, vocalista da banda, tinha dor e tristeza, numa altura em que tentava aceitar a sua sexualidade, revelou recentemente num texto publicado no Huffpost.

O cantor falou do auge da sua carreira, durante o qual se sentia “profundamente infeliz”, na busca por aceitação própria. Esta segunda-feira, em entrevista à revista People, o cantor admitiu que a discussão sobre a sua saúde mental motivou-o a voltar à música. Darren Hayes explica que quer a sua sexualidade quer o seu trabalho criativo são “uma parte essencial” de quem é e que ficou num “lugar escuro” por o negar. Referindo-se ao seu novo álbum, Do You Remember?, ​admite que lhe “salvou honestamente a vida”.

“Apercebi-me de que nunca tinha sido verdadeiramente eu próprio no auge da minha fama e do meu sucesso comercial”, admite. Por isso mesmo, Hayes decidiu agora tomar a decisão de regressar ao mundo da música: “Seria um grande arrependimento meu ter-me retirado do olhar público sem voltar ao mundo como o meu autêntico eu”.

Uma “dor secreta” que foi crescendo

A 1 de Julho, o artista australiano tinha escrito um texto para o Huffpost em que falava abertamente sobre aquilo por que passou no auge da carreira. “Eu era uma das estrelas pop mais famosas do mundo. Ninguém sabia a dor secreta que eu escondia”, começou assim o desabafo emotivo.

No seu testemunho, o cantor, de 50 anos, confessa ter estado “à beira do suicídio” quando os Savage Garden estavam a atingir a fama máxima. O motivo, conta, estava relacionado com os segredos que escondia. E, no meio do sucesso, estava a dor: “Ninguém sabia que eu era profundamente infeliz, mal guardando segredos que, em breve, me iriam devastar emocionalmente e levar-me à beira do suicídio.”

Naquela altura, os Savage Garden estavam no caminho para superar as 20 milhões de cópias vendidas, estavam a somar posições de destaque nos tops da revista Billboard e em digressões pelo mundo todo, mas era apenas esse sucesso que estava visível.

A tristeza que Hayes sentia vinha-se já acumulando desde a infância. “Estava a começar a experienciar toda a força de uma doença mental que se tinha instalado quando eu era uma criança”, confessou no Huffpost. Quando era pequeno, Darren Hayes relembra-se da “violência extrema” pela qual passou em casa, mas que se sentia impedido de contar às outras pessoas.

Hayes já tinha falado antes sobre a sua sexualidade e o que teve de enfrentar pela falta de aceitação das outras pessoas. Em 2017, o cantor disse à Billboard que tinha sido maltratado pelo pai por causa da sua sexualidade. “Cresci com um pai alcoólico violento que foi a primeira pessoa que alguma vez me chamou de paneleiro”, contou na altura. A sua infância e adolescência foram marcadas por insultos homofóbicos mesmo antes de Hayes “saber o que significavam”.

Em 2000, divorciava-se da mulher e um ano depois era a altura da banda que lhe trouxe a fama se separar —​ Hayes seguiu, contudo, com uma carreira a solo. Seguiram-se “dias inteiros” a dormir com o peso da depressão, revelou na publicação no Huffpost.

Já em 2002, Hayes começou a ser seguido por um psiquiatra para o ajudar a lidar melhor com “a dor residual da sua infância e a sua sexualidade emergente”. Mas foi a toma de medicamentos antidepressivos que o “salvou”, diz.

Depois de terminado o casamento de seis anos com Colby Taylor, em 2000, o vocalista dos Savage Garden acabou por assumir a sua homossexualidade, como escreve a revista People. Em 2013, casou com o designer Richard Cullen.

Por fim, a aceitação

Agora, depois de um longo caminho até aqui, Darren Hayes sente finalmente estar “a fazer música queer autêntica e a realizar de forma intencional tudo aquilo que tinha sido desencorajado a fazer” antes na sua carreira, escreveu para o Huffpost.

O vocalista da banda Savage Garden diz já “não sentir vergonha e estigma em torno da sua sexualidade e da sua saúde mental”. “Falo abertamente de ambos porque acredito que estão ligados”, continuando, no seu testemunho escrito, que espera que ao “trazer luz à tristeza [possa] afastar a escuridão”. Para Hayes, a sua saúde mental é uma mistura de “bênção, presente e maldição”.

A banda Savage Garden foi formada em 1993 por Darren Hayes e pelo músico e compositor Daniel Jones, na cidade de Brisbane, na Austrália. Rapidamente atingiu o sucesso com músicas como I want you, To the moon and back e Truly madly deeply.

Com dois álbuns lançados — Savage Garden e Affirmation —, o duo atingiu o topo das tabelas na Austrália e chegou ao top 10 no Reino Unido e nos Estados Unidos. Juntaram-se vendas superiores às 20 milhões de cópias em todo o mundo e um recorde de dez Prémios de Música Aria (Associação da Indústria Fonográfica Australiana). Em 2001, a banda separou-se e Hayes seguiu com uma carreira a solo.


Texto editado por Carla B. Ribeiro

Sugerir correcção
Comentar