As zínias

O passado soa-me melhor agora contado de trás.

Foto
"Não há mal nenhum em querer ser uma flor que resiste" Maria Inês

Fui ver a praia de novo. Areal comido pelo mar, pouca gente. O esqueleto das barracas quase despido. Ainda assim, lembrei-me do pano frio e da areia a correr em fio no bolso do nosso abrigo durante um mês. No bolso da barraca guardávamos conchas e beijinhos e o que do mar recolhíamos. Soprava a nortada que não faz sentido noutro lugar.

Saí do carro para ver este postal que já não é o da minha infância e voltei a entrar. Ainda imaginei o corpo arrepiado quando o vento soprava sem piedade das nossas férias – do nosso contentamento. E, agora que penso, talvez o vento fizesse parte de tudo isto. O postal enviado, antes ou agora, levava areia e uma ponta de papel molhada pela água salgada. O passado soa-me melhor agora contado de trás.

No caminho que faço nestes dias, nestes novos rituais que inventei e que me fazem sentir crescida, aponto uma e outra casa. Caminhos onde me apercebi de que estava a pertencer a um lugar. Vejo as ruas pequenas, e os passos estão a ser feitos por outros. Já não sou eu, mas a história pertence-me.

Volto à casa onde a minha mãe me espera. Desta vez levo um livro de gravuras com flores e sento-me ao lado dela com adivinhas sobre o que o olhar detecta. A minha mãe trata as flores por tu e juntas descemos ao jardim mesmo antes de o percorrer.

Como é que em miúda não me dava conta da beleza de tudo isto? E como não percebi que ela encontrava nas flores o seu refúgio, como quando andamos a fugir de um mundo que teima

em ser áspero e nós procuramos a saída que diz beleza? Não diz, mas inventamos esse mundo para continuar nele.

As mãos frágeis da minha mãe tocam nas gravuras: há narcisos, peónias, rosas exóticas. Flores que ela diz ter e outras que já deixaram um lugar vago (entretanto ocupado). Pétalas que nos acenaram, outras que nem tempo tiveram de deixar o seu perfume. Lembro-me perfeitamente do cheiro de uma rosa que parecia veludo. A minha mãe às vezes punha uma delas num copo tosco, e aquilo era suficiente para gerar o meu espanto ainda sem muitas reflexões: só a possibilidade de os sentidos se espreguiçarem como se nem dessem conta de que viviam em mim.

Acabámos o livro com as páginas vistas uma e outra vez. A nortada atravessa a praia e chega ali a casa. Cubro as costas da minha mãe e peço-lhe para irmos até ao jardim: o jardim real, aquele que teve as mãos dela fortes, tantos anos. Então fazemos como no livro: ela diz o nome das flores de cor e eu pergunto: “E aquela? E ali?” Por momentos, ela esquece-se do resto, e eu quero muito guardar este momento para sempre. Este lugar onde só as duas andámos a atirar o nome das flores como quando eu era criança e jogávamos ao jogo do stop: flores, frutos, países, cores. Há uma ingenuidade que me comove. O mundo já é outro. Nenhum stop resulta.

Num canteiro mais abrigado reinam as zínias. Não estavam no livro. São farfalhudas e é como se escondessem histórias já vividas. Somos nós – pensei eu entre dentes. Todos nós escondemos histórias, umas mais felizes do que outras. Nem tudo o que está à superfície e é visível nos define, porque muitas vezes somos muito mais o que escolhemos não contar e deixar

que a história aconteça dentro de cada um – no mais fundo e frágil de si.

As zínias de cores vibrantes são como nós quando temos de fazer de conta de que nos mantemos de pé e os sentimentos não nos derrubam e a vontade de construir mais um dia não nos deixa colados ao chão.

Agora, e já com a nortada só como memória, tenho as zínias na cabeça. Uma janela de tempo onde fui e sou feliz. A nortada não as derruba e elas vingam entre muros, abrigadas do que não interessa.

Não há mal nenhum em querer ser uma flor que resiste.

No jogo dificilmente nos deixavam chegar ao Z.

Stop.

Sugerir correcção
Comentar