Von der Leyen avisa Polónia que precisa de levar reforma judicial mais além para receber fundos

Desembolso dos fundos do Plano de Recuperação e Resiliência para Varsóvia está dependente de ser assegurada a independência do poder judicial.

Foto
Von der Leyen disse aos jornalistas que ainda não há uma conclusão sobre os requisitos que Varsóvia tem de cumprir para receber as verbas do PRR MARTIN DIVISEK/EPA

A Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, avisou esta sexta-feira a Polónia que a reforma para alterar o regime que o país impõe aos seus juízes não é ainda suficiente para cumprir as exigências de Bruxelas para desbloquear a primeira entrega dos fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) a Varsóvia.

“Ainda estamos a analisar a nova lei sobre o regime disciplinar, por isso não é possível ainda ter uma conclusão final, mas posso desde já dizer que esta nova lei não garante que os juízes possam questionar o estatuto de outro juiz sem se arriscar a ser alvo de uma acção disciplinar”, declarou a responsável aos jornalistas em Praga, onde foi participar no arranque da presidência rotativa da União Europeia assumida pela República Checa.

O executivo comunitário levantou há um mês o seu veto ao PRR polaco para que o país possa aceder aos 35.400 milhões de euros do fundo, mas no documento de aprovação é sublinhado que o PRR “inclui marcos relacionados com aspectos importantes da independência do poder judicial” que a Polónia terá de cumprir “antes de ser efectuado qualquer desembolso”.

Portanto, não se trata de um desembolso automático, mas sim sujeito à concretização das mudanças necessárias para que seja assegurada a independência do sistema judicial e protegido o Estado de direito. Assim, Ursula von der Leyen repetiu que a Polónia tem de cumprir esses requisitos e que estas alterações “ainda estão pendentes”.

A “luz verde” da Comissão Europeia para desbloquear o plano, que estava congelado há um ano pela deriva antidemocrática de Varsóvia, não resultou de uma decisão unânime: foi dada apesar do voto contra de dois dos três vice-presidentes executivos da Comissão, a liberal Margrethe Vestager e o socialista Frans Timmermans.

A decisão foi anunciada a 1 de Julho pelo comissário da Economia, Paolo Gentiloni, que reconheceu que foi precisa uma votação para aprovar o programa polaco. Gentiloni declinou responder a perguntas políticas, nomeadamente se o acordo de Bruxelas era uma “recompensa” ao Governo polaco pelo acolhimento de refugiados ucranianos.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários