Guerra na Ucrânia hoje: o que precisa de saber

Bruxelas propôs uma nova ajuda à Ucrânia de mil milhões de euros. Kiev pediu à Turquia que apreenda o cargueiro russo que transporta uma carga de cereais ucranianos. A Noruega vai enviar 960 mil milhões de euros à Ucrânia durante o próximo ano. Pelo menos 21 pessoas morreram durante um ataque com mísseis em Odessa.

Foto
Prédio destruído pelos ataques russos em Odessa EPA/STRINGER

(Actualizado às 20h06)

Bruxelas propôs nova ajuda macrofinanceira no valor de mil milhões de euros, a primeira fatia de um pacote no valor de nove mil milhões. O dinheiro será disponibilizado à Ucrânia sob a forma de empréstimos a longo prazo, em condições favoráveis.

Guerra na Ucrânia é “a maior ameaça à segurança europeia desde a II Guerra Mundial”, disse o secretário de Defesa dos EUA. Para Lloyd Austin “a guerra de escolha de Putin ameaça mais do que a soberania da Ucrânia”, tendo em conta que é também uma ameaça à paz e segurança transatlântica.

► A Ucrânia pediu à Turquia que apreenda o cargueiro de bandeira russa Zhibek Zholi que transporta uma carga de cereais ucranianos retirada do porto russo de Berdiansk, revelou um oficial da Ucrânia.

► O governo norueguês anunciou que vai enviar 960 mil milhões de euros à Ucrânia durante o próximo ano. Segundo o primeiro-ministro norueguês, Jonas Gahr Stoere, o valor destina-se a apoiar o povo ucraniano e à reconstrução das cidades.

► As tropas russas atacaram um prédio residencial e um centro recreativo em Odessa, causando 21 mortos. De acordo com o governador regional, há duas crianças entre as vítimas mortais. A Rússia nega o ataque.

​► No Leste da Ucrânia, as forças russas intensificaram a ofensiva militar contra Lysychansk, lançando ofensivas “em quatro direcções”, afirmou o representante da Rússia da autoproclamada República Popular de Lugansk. O Ministério da Defesa russo alega que as tropas capturaram a refinaria de petróleo da cidade.

Sugerir correcção
Comentar