Supermercados criticam taxa sobre embalagens de plástico para take-away

A partir desta sexta-feira, as embalagens de plástico de uso único para refeições estão sujeitas ao pagamento, pelo consumidor, de uma taxa de 30 cêntimos. APED critica timing e AHRESP e Deco Proteste pedem adiamento da medida.

Foto
Nuno Ferreira Santos

Se vai comprar uma refeição para consumir em casa o melhor é levar uma embalagem própria, caso contrário terá de pagar 30 cêntimos pelas embalagens de plástico de uso único fornecidas pelos estabelecimentos. A medida entrou em vigor esta sexta-feira, e o timing e o conteúdo da mesma é criticado pela Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), nomeadamente por acontecer “numa altura de enorme pressão sobre a actividade económica e o consumo (…)”, mas também pela Associação de hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) e a DECO Proteste, que pedem o seu adiamento.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 6 comentários