Guerra na Ucrânia hoje: o que precisa de saber

As forças russas abandonaram a Ilha da Serpente, no mar Negro, dizendo ser uma acção “de boa vontade” para facilitar as exportações de cereais. Vladimir Putin diz que vai criar ameaças à Finlândia e à Suécia caso recebam tropas da NATO. Um artigo em actuaizaçaõ ao longo do dia

Foto
Selos vendidos na cidade de Lviv a fazer referência à resistência ucraniana na Ilha da Serpente MYKOLA TYS/EPA

▶ As forças russas decidiram abandonar, esta quinta-feira, a Ilha da Serpente, no mar Negro, perante o que as forças armadas da Ucrânia dizem ser o sucesso dos ataques lançados durante a noite. O Ministério da Defesa da Rússia também confirmou a retirada das suas forças, explicando, porém, que se trata de uma acção “de boa vontade” para facilitar as exportações de cereais.

▶ Cerca de 16 milhões de ucranianos precisam de assistência humanitária e mais de 6 milhões ainda estão deslocados internamente, disse a coordenadora humanitária das Nações Unidas na Ucrânia.​

▶ A Finlândia e a Suécia vão assinar o protocolo de adesão à NATO na próxima terça-feira, anunciou o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, no encerramento da Cimeira de Madrid.

▶ A Suécia e a Finlândia devem cumprir as promessas que fizeram à Turquia, reforçou o Presidente Tayyip Erdogan, apontando que voltará a bloquear a adesão à NATO destes países caso não extraditem as pessoas que a Turquia considera terroristas.​

▶ Vladimir Putin diz que não tem problema com a entrada dos dois países escandinavos na Aliança Atlântica, mas avisou que lhes vai criar ameaças caso recebam tropas da NATO.

▶ O Presidente russo condenou uma NATO presa “à Guerra Fria” e assegurou que “nada mudou” quanto aos planos militares russos na Ucrânia, após o chefe aliado Jens Stoltenberg ter exigido que “ponha imediatamente termo” à guerra.

▶ Volodymyr Zelensky anunciou o corte das relações diplomáticas com a Síria depois de Damasco ter reconhecido a independência das autoproclamadas repúblicas de Donetsk e Lugansk.

▶ De acordo com os media estatais da Rússia, as forças russas que ocupam Berdiansk exportaram desta região, pela primeira vez desde o início da invasão, cerca de 7 mil toneladas de cereais roubados de vários territórios ucranianos. Os cereais destinam-se a países que não tenham hostilidades contra a Rússia, segundo Moscovo.

▶ O governador da região de Lugansk, Sergei Gaidai, disse esta quinta-feira que a situação em Lysychansk, cidade no leste da Ucrânia sob pressão do exército russo, é “extremamente difícil" com bombardeamentos “muito fortes”, impossibilitando a retirada de civis.

▶ As forças russas que ocupam a região de Zaporijjia exportaram, esta quinta-feira, cerca de sete mil toneladas de cereais que terão sido roubados de vários territórios ucranianos, transportadas em barco pelo rio Dnieper.

Sugerir correcção
Comentar