Convento dos Capuchos e projecto Museu na Aldeia entre os vencedores dos Prémios Europeus do Património Cultural

O Convento dos Capuchos, em Sintra, foi galardoado na categoria Conservação e adaptação a novos usos, e o projecto Museu na Aldeia na categoria Envolvimento e sensibilização dos cidadãos, nos Prémios Europeus do Património Cultural Europa Nostra.

Foto
Convento dos Capuchos PSML/JOSE MARQUES SILVA

A Comissão Europeia e a Europa Nostra, representada em Portugal pelo Centro Nacional de Cultura, comunicaram esta quinta-feira os vencedores da edição de 2022 dos Prémios Europeus do Património Cultural / Prémios Europa Nostra, financiados pelo programa Europa Criativa da União Europeia.

Este ano, que marca o 20º aniversário dos Prémios europeus no domínio do património, 30 realizações de 18 países europeus foram premiadas. Entre os vencedores estão o Convento dos Capuchos em Sintra, na categoria Conservação e adaptação a novos usos, e o projecto Museu na Aldeia, que envolve 13 museus e 13 aldeias de Portugal, na categoria Envolvimento e sensibilização dos cidadãos.

O Convento dos Capuchos foi construído em 1560, sendo descrito como um “complexo monástico na floresta nativa de Sintra que respira devoção espiritual e asceticismo. Todos os edifícios e as suas características decorativas foram restaurados, combinando técnicas tradicionais e soluções inovadoras.” Já o projecto Museu na Aldeia é enaltecido como um “programa cultural que reúne museus, artistas e comunidades para desfrutar da arte e da cultura, aprender e reavivar o folclore e o património locais e melhorar o acesso a actividades culturais nas zonas rurais.”

Reagindo ao anúncio dos vencedores de 2022, a Comissária Europeia Mariya Gabriel, declarou que “muitas das iniciativas premiadas demonstram o enorme interesse dos jovens pelo nosso património, pela nossa história e pela nossa identidade cultural, o que é particularmente relevante neste Ano Europeu da Juventude. Uma palavra especial vai para os dois laureados ucranianos”, afirmou, numa menção à A Igreja de Santo André, em Kyiv, e ao Dia Mundial da Vyshyvanka, que ajudou a preservar a icónica camisa bordada ucraniana (vyshyvanka).

A cerimónia de entrega dos Prémios acontecerá a 26 de Setembro na recém-restaurada Ópera Estatal de Praga, na República Checa.

Sugerir correcção
Comentar