IP anuncia linha do Oeste a 160 km/h para ligar à alta velocidade em Leiria

Com uma primeira fase da electrificação atrasada e a correr mal, entre Meleças e Caldas da Rainha, governo anuncia que a linha do Oeste a norte desta cidade vai ser verdadeiramente modernizada.

Foto
A empreitada de 38,4 milhões de euros tem um prazo de execução de 22 meses Sergio Azenha

Entre as Caldas da Rainha e Leiria, cidade por onde vai passar a linha de alta velocidade, a linha do Oeste vai ser modernizada e subir o seu patamar de velocidades dos actuais 110 km/h para “o patamar de referência de 160 km/h”, o que implica rectificação do seu traçado e uma renovação integral da via. O projecto inclui ainda a duplicação de troços para “articulação com a linha de alta velocidade na zona de Leiria”, o que permitirá que comboios vindos do Oeste possam utilizar a futura infra-estrutura encurtando os tempos de percurso para o Centro e Norte do país.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 7 comentários