Lilian Thuram: “O racismo é um conceito cultural e uma ideologia política ao serviço de uma ideologia económica”

Em Pensamento Branco, o antigo futebolista da selecção francesa percorre a história da humanidade à procura das origens das construções sociais que destroem “a solidariedade entre os indivíduos”.

Foto
Entrevista ao ex-futebolista e escritor do livro "Pensamento Branco". Nuno Ferreira Santos

Foi a partir das suas experiências pessoais que Lilian Thuram decidiu investigar sobre os preconceitos que se manifestam no quotidiano e criam divisões entre as pessoas. O escritor diz que, tal como o sexismo, o racismo classifica os indivíduos de acordo com a cor da pele e encaixa-os em determinadas identidades. O que significa ser branco ou negro? Existe uma maneira branca de pensar, da mesma forma que existe um pensamento negro? E se sim, de onde é que surgiu? São estas as questões que o antigo futebolista aborda no livro Pensamento Branco, publicado em 2020 e editado este ano em Portugal pelas Edições Tinta-da-china.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 10 comentários