Brasil: moção democrática de desconfiança?

Neste quadro sem lustro, não é de duvidar que, em outubro próximo, a abstenção, os votos brancos e nulos “vençam” o certame eleitoral (...) Terá tal moção popular o efeito de suscitar hipótese de convocação urgente de nova eleição com também novos candidatos?

“O sistema presidencial tem dado maus resultados e ainda dará péssimos.” A profecia (1896) do grande Gaspar Silveira Martins é de absoluta atualidade. Aliás, há, no ar do mundo ocidental, um certo desencanto com a política, trazendo nuvens de preocupação sobre o futuro da democracia. Objetivamente, as instituições democráticas não mais conseguem atender aos justos anseios de uma cidadania ativa e pulsante que, antes de solenidades e expressões rebuscadas, quer – e exige – melhores e efetivas entregas políticas.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários