Esperança à vista num mar inquieto

Um barco sofre as dores de quem transporta e procura passagens de fraternidade nos mares navegados.

miudos,educacao,livros,pobreza,africa,mar,
Fotogaleria
“Era uma vez um barco perdido no meio da sua angústia. Não era o mar que o embalava, era a tristeza que transportava” Jorge Serafim
miudos,educacao,livros,pobreza,africa,mar,
Fotogaleria
“Navegavam porque o país onde viviam era mais agitado que as tempestades em alto mar” Jorge Serafim
miudos,educacao,livros,pobreza,africa,mar,
Fotogaleria
“Tantos planos se fazem nesta vida que, realmente, não tem muito sentido navegar sempre nas mesmas águas” Jorge Serafim
miudos,educacao,livros,pobreza,africa,mar,
Fotogaleria
Capa de “Amar à Vista”, edição de autor Jorge Serafim

Uma imagem chocante de resgate de uma mulher no Mediterrâneo motivou Jorge Serafim a escrever este livro, que conta a história de uma embarcação que a todos acolhe. Sem discriminações.

Uma viagem que é uma alusão a todos aqueles que são forçados a partir e a abandonar as suas origens e raízes e que posteriormente, depois de travessias angustiantes, ao invés de chegarem a terra firme, ainda são confrontadas com a intolerância, o preconceito, o medo e a violência”, escreve o autor na divulgação do livro.

“Era uma vez um barco perdido no meio da sua angústia. Não era o mar que o embalava, era a tristeza que transportava. Somente um objectivo norteava a sua travessia, zarpar o mais depressa possível do local de partida para se juntar ao voo das gaivotas que anunciavam no céu o aproximar de um sonho.” Assim começa uma história contada poeticamente, que é um alerta e um lamento sobre a falta de humanidade e bondade perante os refugiados que tentam a sorte atravessando mares.

Foto
Jorge Serafim

Diz o contador de histórias e também humorista: “De todas as formas, é uma história de esperança, pois durante a narrativa está subjacente que é através do diálogo e da compreensão dos outros, e dos outros por nós, que se esbatem fronteiras e se constroem caminhos alternativos à ignorância. Como a certa altura é mencionado no texto: ‘Uma ponte é quando a bondade une as distâncias’.”

Um manifesto de palavras e imagens

Jorge Serafim diz-se apaixonado por ilustração e aventurou-se a criar as imagens dos seus livros. Neste caso, além de colagens, usou aguarelas, acrílicos, guache, jornais, boletins de jogos de sorte, a que juntou frases poéticas. E explica: “Palavra e imagem complementam-se como um manifesto. A afirmação de que o mundo interior nunca será enclausurado enquanto a arte e a linguagem se assumirem como a voz de cada ser humano.”

Foto
Jorge Serafim

O ex-bibliotecário da Biblioteca Municipal de Beja quer com Amar à Vista homenagear os barcos de organizações não-governamentais “que enfrentam teias obscuras para salvar vidas”. E lembra que em tempos de pandemia quase não se falou destes “mares de angústia”, que continuam e continuam.

O autor gostaria que este livro chegasse ao maior número de leitores possível, como disse ao Diário do Alentejo: “Sem idade, nem geografia limitada. Que circulasse de mão em mão, de coração em coração, para que nunca esqueçam.” E cita uma frase da história: “A esperança é quando o amor se põe à espreita.”

Mais artigos Letra Pequena e blogue Letra Pequena

Sugerir correcção
Comentar