Já neste sábado ou durante a próxima semana. É este o calendário que os amantes do hóquei em patins e do futsal têm pela frente até conhecerem quais serão os respectivos campeões nacionais.

No caso do futsal, o Sporting pode fazer a festa no Pavilhão João Rocha, depois de ter derrotado o Benfica nos dois primeiros jogos da final da Liga (disputada à melhor de cinco encontros).

Já no que diz respeito ao hóquei em patins, é o FC Porto que pode abrir as garrafas de champanhe em caso de triunfo sobre os "encarnados" no quarto jogo do play-off de apuramento de campeão, depois de ter somado dois triunfos e uma derrota.

Quanto a futebol, enquanto os principais emblemas portugueses começam aos poucos a regressar ao trabalho depois de um período de férias, a animação mantém-se no Brasil, onde se disputará mais uma jornada do Brasileirão. Palmeiras e Corinthians, dois clubes orientados por dois treinadores portugueses, ocupam o topo da classificação do campeonato, com Abel Ferreira a ter três pontos de vantagem sobre Vítor Pereira.

Na segunda-feira é a vez de começar o terceiro torneio do Grand Slam de ténis. Wimbledon terá João Sousa como único português a competir no quadro principal, enquanto em pares a dupla Nuno Borges/Francisco Cabral, que ganhou o Estoril Open, também marcará presença numa competição em que Novak Djokovic vai tentar repetir o feito do ano passado.

Nas motos, Miguel Oliveira vai ter, em Assen, no Grande Prémio dos Países Baixos, 11.ª prova do Mundial de MotoGP  a oportunidade de exibir as suas qualidades, numa altura em que está em negociações para assinar contrato com uma nova equipa para a próxima temporada.

Na natação, terminam no sábado os Mundiais, embora a competição se prolongue até ao outro fim-de-semana mas apenas para o pólo aquático.

Já neste sábado, na Argélia, inicia-se mais uma edição dos Jogos do Mediterrâneo, que conta com a participação portuguesa em várias modalidades.

O que pode ter-lhe escapado no PÚBLICO

A natação decidiu criar uma categoria separada para atletas transgénero e a polémica está lançada​.

A reportagem no Beira-Mar, um histórico emblema do futebol português, que vai ter uma nova vida​.

A rubrica Jogos com História recordou a partida de futebol que serviu para combater a desigualdade de género​​.