Escolhidos os cinco finalistas do Grande Prémio de Romance e Novela da APE

Afonso Cruz, Djaimilia Pereira de Almeida, Julieta Monginho, Mário Cláudio e Teolinda Gersão são os cinco finalistas.

Foto
A escritora Teolinda Gersão é uma das finalistas do Grande Prémio de Romance e Novela da APE Homem Cardoso

Os escritores Afonso Cruz, Djaimilia Pereira de Almeida, Julieta Monginho, Mário Cláudio e Teolinda Gersão são os cinco finalistas do Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores (APE), anunciou esta sexta-feira o júri do concurso.

Sinopse de Amor e Guerra, de Afonso Cruz, Maremoto, de Djaimilia Pereira de Almeida, Volta ao Mundo em Vinte Dias e Meio, de Julieta Monginho, Embora Eu Seja Um Velho Errante, de Mário Cláudio, e O Regresso de Júlia Mann a Paraty, de Teolinda Gersão, são as cinco obras finalistas da edição em curso deste Grande Prémio.

A escolha foi feita por um júri coordenado pelo escritor e ensaísta José Manuel de Vasconcelos, e constituído pelos professores, investigadores e ensaísta Carlos Nogueira, Helena Carvalhão Buescu, Fernando Batista, Maria Etelvina Santos e Rita Marnoto, sobre obras publicadas em 2021.

O Grande Prémio de Romance e Novela da APE destina-se “a galardoar, anualmente, um livro de carácter romanesco ou novelístico, em português e de autor português, cuja primeira edição seja publicada no ano anterior ao da sua entrega”.

O prémio conta com apoio da Direcção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas (DGLAB), tem um valor pecuniário de 15.000 euros e o vencedor “será divulgado oportunamente”, segundo o comunicado hoje divulgado pela direcção da APE.

No ano passado a obra vencedora do Grande Prémio de Romance e Novela da APE foi Contra Mim, de Valter Hugo Mãe, e, no ano anterior, Tríptico da Salvação, de Mário Cláudio.

Sugerir correcção
Comentar