Alta velocidade Madrid-Lisboa arranca com comboio a diesel

Infra-estrutura nova permite encurtar a viagem em 51 minutos entre Madrid e Badajoz. Renfe propõe prolongar comboio diurno até Lisboa.

Foto
Os estremenhos começaram por exigir ao poder central um ‘comboio de alta velocidade’, depois um ‘comboio de altas prestações’ e, ultimamente, já só pediam um ‘comboio digno’.

Uma viagem de ensaio entre Plasencia e Badajoz, que levou esta quinta-feira a bordo a ministra do Transportes espanhola, Raquel Sánchez, serviu para apresentar aquilo que será o serviço de alta velocidade de Madrid para a Extremadura a partir de 19 de Julho. Um serviço que só é possível graças à inauguração de 150 quilómetros de via-férrea entre Plasencia e Badajoz, no que constitui o princípio do princípio da futura linha de alta velocidade Madrid-Lisboa.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 25 comentários