Actividade económica estabiliza e consumo privado volta a diminuir em Maio

Indicador do Banco de Portugal que retrata em tempo quase real a evolução da economia portuguesa aponta, contudo, para uma variação homóloga similar à da semana anterior.

Foto
Variação homóloga do indicador do consumo privado diminuiu de 5,2% em Abril para 4,6% em Maio Paulo Pimenta

O indicador coincidente para a actividade económica apresentou, em Maio, uma taxa próxima da registada nos meses anteriores, enquanto o indicador coincidente para o consumo privado voltou a diminuir, informou nesta quinta-feira o Banco de Portugal (BdP).

Em Maio, a taxa de variação homóloga do indicador para a actividade económica foi de 7,1%, em linha com os últimos dois meses, enquanto a variação homóloga do indicador para o consumo privado diminuiu de 5,2% em Abril para 4,6% em Maio.

Desde o início do ano, a taxa média de variação do indicador coincidente mensal para a actividade económica é de 7%, enquanto a do indicador coincidente mensal para o consumo privado é de 5,9% (no mesmo período de 2021, a taxa média de variação destes indicadores foi de 3,1% e 4,7%, respectivamente).

Os indicadores coincidentes são indicadores compósitos que procuram captar a evolução subjacente da variação homóloga do respectivo agregado macroeconómico, pelo que não reflectem em cada momento a taxa de variação homóloga do respectivo agregado de Contas Nacionais.

Ressalvando que a incorporação de nova informação pode reflectir-se mensalmente na revisão dos valores passados dos indicadores coincidentes, o BdP alerta para que, na actual conjuntura, pode haver revisões mensais nestes indicadores superiores às habituais.

Também hoje, o BdP informou que, na semana terminada em 19 de Junho, o indicador diário de actividade económica (DEI), que retrata em tempo quase real a evolução da economia portuguesa, aponta para uma variação homóloga similar à da semana anterior.

O DEI é um indicador lançado pelo BdP para identificar alterações abruptas na actividade económica, mas não constitui uma previsão oficial do Banco de Portugal ou do Eurossistema.

Sugerir correcção
Comentar