Guerra na Ucrânia hoje: o que precisa de saber

Os serviços secretos britânicos dizem que cerca de 55% dos membros originais das forças militares da autoproclamada república de Donetsk terão morrido. Kiev lançou um ataque aéreo na ilha das Serpentes e diz ter causado “perdas significativas” à Rússia. Moscovo diz que repeliu o ataque. Mikolaiv foi novamente por sete mísseis russos, que fizeram um morto. Artigo em actualização

Foto
O fotojornalista ucraniano Maks Levin foi “executado a sangue-frio” por tropas russas, diz a ONG Repórteres Sem Fronteiras Reuters/STRINGER

Actualizado às 17h03

Cerca de 55% dos membros originais das forças militares da autoproclamada República Popular de Donetsk (RPD), um dos representantes da Rússia no Leste da Ucrânia, terão morrido, de acordo com os serviços secretos britânicos. O ritmo da ofensiva russa poderá vir a abrandar nos próximos meses à medida que o seu exército esgotar os seus recursos, alertam também.

► O fotojornalista ucraniano Maks Levin, cujo corpo foi encontrado em Abril, foi “executado a sangue-frio” por tropas russas, diz a ONG Repórteres Sem Fronteiras (RSF). Levin e um amigo terão sido executados por soldados russos depois de interrogados e torturados.

Rússia está em vias de reencaminhar o seu comércio e exportações de petróleo para os países que integram o BRICS: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O país quer colmatar o vazio de rendimento provocado pelos Estados Unidos e UE.

Moscovo pode cortar totalmente o gás para a Europa enquanto procura reforçar a sua influência política, disse o director da Agência Internacional de Energia, acrescentando que a Europa precisa de se preparar.

► O exército ucraniano revelou ter lançado ataques aéreos na ilha das Serpentes, na região de Odessa, tendo causado “perdas significativas” às forças russas. Moscovo diz que repeliu o ataque “louco”.

► Um incêndio deflagrou na refinaria de petróleo de Novoshakhtinsk, na região de Rostov, após dois drones ucranianos sobrevoarem o local, avançou uma fonte não identificada citada pelas autoridades locais. A cidade de Mikolaiv foi atingida por sete mísseis russos, que fizeram um morto, revelou o governador da região.

► Na Rússia, quatro pessoas morreram após uma explosão num depósito de munições na região de Vladimir, avançou a agência de notícias TASS.

►O presidente da Microsoft, Brad Smith, afirmou que as agências de inteligência russas invadiram dezenas de organizações nos Estados Unidos e outros países aliados da Ucrânia. Os piratas informáticos infiltraram-se com sucesso em 30% das tentativas, escreve o Politico.​

► O Parlamento aprovou hoje a adesão da Ucrânia à União Europeia, tendo o PCP sido o único partido que não votou a favor do projecto de resolução do Livre. ​

Sugerir correcção
Comentar