Jerónimo Martins torna-se accionista de empresa piscícola na Noruega

Através da divisão alimentar, que já detém negócios de aquacultura em Portugal, grupo dono da cadeia Pingo Doce fez nova aquisição fora dos seus três mercados principais de retalho.

Foto
JM soma agora o salmão à produção piscícola que já detém em Sines, na Madeira, em Espanha e em Marrocos

A companhia Jerónimo Martins anunciou hoje o investimento de 16,8 milhões de euros na compra de 10,1% da empresa norueguesa de produção sustentável de salmão Andfjord Salmon, empresa cotada na Euronext Growth.

Este investimento foi realizado através da subsidiária Jerónimo Martins Agro-Alimentar, que é dona, ou detém participações minoritárias e parcerias, em área tão diversas como a produção de leite, produção de gado bovino, e aquacultura (com produção na Madeira e em Sines e também em Espanha). É neste último sector que se insere a compra, no ano passado, de 66,8% da marroquina Mediterranean Aquafarm.

A Noruega torna-se assim o terceiro mercado internacional em que o grupo dono da portuguesa Pingo Doce, da polaca Biedronka e da colombiana Ara investe fora do sector do retalho. Mais especificamente, no sector piscícola, onde passa agora a ter presença na Noruega, além de Espanha e Marrocos.

Com esta operação, a Jerónimo Martins “torna-se num dos maiores accionistas da Andfjord Salmon, com uma participação de 10,1%”, anunciou a empresa norueguesa, situada na ilha de Andøya, no arquipélago ártico de Vesterålen, em comunicado no seu site.

No âmbito do acordo, a Andfjord Salmon vai emitir e a Jerónimo Martins Agro-Alimentar vai subscrever 4.144.932 novas acções da Andfjord Salmon, o que corresponde a um encaixe equivalente a 16,8 milhões de euros.

O valor por cada nova acção foi estabelecido em 41,945 coroas norueguesas (4,04 euros ao câmbio actual), “que é igual ao ponto médio entre o preço médio ponderado por volume das acções da Andfjord Salmon nos últimos 15 dias de negociação e os últimos 30 dias de negociação na Euronext Growth Oslo”. As receitas de 16,8 milhões de euros obtidas pela subscrição privada da JM destinam-se em parte “a financiar o plano de expansão da empresa e para fins corporativos gerais”, acrescenta a gestão da Andfjord Salmon AS.

A empresa tem uma licença para produzir, em Kvalnes, 10.000 toneladas de salmão MAB (máxima biomassa permitida no sistema de produção), o que corresponde a um objectivo de volume de produção anual de 19.000 toneladas HOG (peixe eviscerado).

A Andfjord Salmon planeia colocar “os juvenis (smolt) na sua primeira piscina em Kvalnes, Andøya, no final do corrente mês de Junho” e os trabalhos de construção das próximas piscinas (fase 2) em Kvalnes estão a avançar. A companhia piscícola tem como “ambição desenvolver as instalações de piscicultura mais amigas dos peixes e sustentáveis do mundo do seu género”.

“O sistema aberto de circulação da água (flow through) utilizado pela empresa é fundamental para recriar, em terra, o habitat natural e assim produzir salmão com um consumo de energia muito baixo e com a menor pegada carbónica possível”, lê-se no comunicado.

O projecto da Andfjord Salmon “está focado no uso eficiente da tecnologia para produzir salmão – um produto estratégico para o nosso negócio – com menos impacto nos recursos naturais, contribuindo para a conservação e o uso sustentável do oceano, do mar e dos recursos marinhos”, afirma Pedro Soares dos Santos, presidente do conselho de administração da Jerónimo Martins, citado em comunicado emitido hoje pelo grupo, destacando o contexto “desafiante” tanto de alta pressão sobre os stocks marinhos como de segurança alimentar.

“Acreditamos que investir nesta produção inovadora e sustentável irá também funcionar para nós como um acelerador da nossa curva de aprendizagem no que diz respeito às melhores práticas de aquacultura”, remata Pedro Soares dos Santos.

“Estamos muito satisfeitos por atrair um investidor de uma indústria tão relevante para Andfjord Salmon. Consideramos uma vantagem ter um accionista que possuiu uma vasta competência em matéria de retalho alimentar internacional, marketing, logística e distribuição”, afirma, por sua vez, Martin Rasmussen, presidente executivo da Andfjord Salmon, também citado na comunicação divulgada pela JM e da própria empresa norueguesa.

“Esperamos vir a conseguir beneficiar deste conhecimento quando estivermos prontos para comercializar o nosso salmão”, acrescenta o gestor norueguês.

“A abordagem do grupo Jerónimo Martins à produção alimentar e às operações sustentáveis é bastante impressionante. Estamos orgulhosos que o grupo tenha identificado a abordagem da Andfjord Salmon à aquacultura sustentável como adequada ao seu próprio portefólio agro-alimentar”, acrescenta Martin Rasmussen.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários