Rua das Pretas no Coliseu do Porto com Tito Paris, Jonas e Dora Morelenbaum

O colectivo fundado por Pierre Aderne volta esta quarta-feira ao Coliseu do Porto Ageas (21h) para o último dos concertos filmados para a nova série Rua das Pretas da RTP. Como convidados, estarão em palco Tito Paris, Jonas e Dora Morelenbaum.

Foto
Rua das Pretas numa das apresentações no Coliseu do Porto Ageas DR

Desde que se apresentou pela primeira vez no Coliseu do Porto, nas vésperas do Natal de 2021, o colectivo Rua das Pretas tem actuado regularmente nos coliseus de Lisboa e Porto, para espectáculos abertos ao público que têm sido gravados pela RTP, para a nova série com o mesmo nome do colectivo. E se em Dezembro tinham por convidados Paulo de Carvalho em Lisboa e Tiago Nacarato e Luca Argel no Porto, esta quarta-feira, às 21h, estarão no palco do Coliseu do Porto Ageas Tito Paris, Jonas e Dora Morelenbaum. Este será o último dos espectáculos gravado pela RTP para a nova temporada da série.

Criado e dinamizado por Pierre Aderne, cantor e compositor brasileiro residente em Lisboa há vários anos, o projecto Rua das Pretas tem concertos regulares num palacete do Príncipe Real, apresentando-se também noutros palcos e localidades. Em 2020, transformou-se em série televisiva numa parceria iniciada com o Coliseu dos Recreios, em Junho desse ano, de forma a aproveitar o período da pandemia para poder ali gravar em segurança. A nova série já é gravada nos dois coliseus, com diferentes convidados, consoante as noites, e sempre com o núcleo permanente do colectivo Rua das Pretas: Pierre Aderne, Fred Martins, Walter Areia, Nilson Dourado, Nani Medeiros, Rui Poço, Joana Amendoeira e Karla da Silva.

Nascido em Toulouse, França, de mãe brasileira e pai português (natural de Ourém), com a infância passada entre Brasília e o Rio de Janeiro e desde há mais de uma década residente em Portugal, o cantor e compositor Pierre Aderne já lançou em nome próprio sete álbuns: Casa de Praia (2005), Alto Mar (2007), Água Doce (2010), Bem Me Quer, Mar Me Quer (2012), Caboclo (2014), Da Janela de Inês (2017) e Vela Bandeira (2022).

Tito Paris, um dos convidados desta noite, é um dos grandes nomes da música cabo-verdiana. Nascido no Mindelo, na ilha de São Vicente, em 30 de Maio de 1963, andou sempre rodeado de música, na família e entre amigos, absorvendo lições de Luís Morais ou Chico Serra antes de vir para Lisboa em 1982, a convite de Bana, para integrar o grupo Voz de Cabo Verde. Começou por tocar bateria (embora pensasse que vinha tocar baixo) e mais tarde, por pressão de Dany Silva, acabou por se tornar também cantor. Fixado depois nas guitarras, acústica e eléctrica, editou em 1995 o seu primeiro disco de estúdio, Dança Ma Mi Criola (um anterior, Fidjo Maguado, de 1987, não retratava ainda bem o seu estilo), seguido de Graça De Tchega (1996), Guilhermina (2002), Ao Vivo no B.Leza (1998), 27/071990 (2001), Acústico, Ao Vivo na Aula Magna (2005) e Mim ê Bô (2017).

Quanto ao lisboeta Jonas, é uma das novas vozes a seguir com atenção no fado. Hoje coreógrafo, bailarino, performer, cantautor e fadista, nasceu Jonas Emanuel Lopes na freguesia de São Jorge de Arroios, em 6 de Junho de 1986, crescendo rodeado de música sacra no seio de uma família com o lado paterno fortemente católico e o lado materno fortemente protestante. Estreou-se aos 9 anos numa peça de La Fontaine, ao 15 ingressou na escola de artes do Chapitô e aos 18 integrou o elenco das peças Cabeças no Ar (Carlos Tê, no São Luiz) e A Canção de Lisboa (La Féria, no Politeama), onde o fado o conquistou. Em 2021 lançou o seu disco de estreia, São Jorge, integrando também a peça Bate Fado.

Por fim, Dora Morelenbaum é uma cantora e compositora que Portugal já ouviu em vários projectos, cantando ao lado do pai (ela é filha do violoncelista Jaques Morelenbaum e da cantora Paula Morelenbaum), como quando trabalhou com os portugueses Danças Ocultas, em 2018. Voltou a Portugal recentemente, com o quarteto Bala Desejo, do qual faz parte) e também a solo, para apresentar o seu primeiro disco em nome próprio, Vento de Beirada, EP lançado no início de 2021, actuando em Lisboa, Coimbra e Porto, na sala Novo Ático do Coliseu. O mesmo Coliseu aonde agora regressa, como convidada da Rua das Pretas.

Sugerir correcção
Comentar