Escritores que lêem o mar: Afonso Cruz

A propósito da Conferência dos Oceanos, o PÚBLICO convidou quatro escritores a lerem um excerto, que gostassem, de um livro sobre o mar.

i-video

Afonso Cruz foi o primeiro escritor a aceitar o desafio do PÚBLICO. Na Praia Azul, em Leça da Palmeira, leu um excerto do seu livro Enciclopédia da Estória Universal: Mar (editora Alfaguara Portugal).

A Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, que decorre em Lisboa entre 27 de Junho a 1 de Julho, pretende impulsionar a comunidade internacional a adoptar soluções para a gestão sustentável do oceano, incluindo o combate à acidificação da água, poluição, pesca ilegal e perda de habitats e biodiversidade.

Esta conferência da ONU, que a pandemia de covid-19 adiou de 2020 para este ano, é co-organizada por Portugal e pelo Quénia. 

A ONU fixou dez metas a alcançar entre 2020 e 2030 no âmbito do Objectivo de Desenvolvimento Sustentável 14, sobre protecção da vida marinha, como a prevenção e redução da poluição e da acidificação, a protecção dos ecossistemas, a regulamentação da pesca e o aumento do conhecimento científico. As Nações Unidas consideram a conferência de Lisboa como uma oportunidade para um apelo à acção para reverter o declínio na saúde dos oceanos.