Macron ou Mélenchon, um duelo com suspense até ao fim

O cenário mais provável é que uma das coligações ganhe, mas sem maioria absoluta. “O papel da Assembleia poderá sair reforçado no sistema político”, diz uma especialista em Direito Constitucional ao PÚBLICO.

Foto
Os eleitores franceses regressam este domingo às urnas para a segunda volta de umas legislativas com desfecho imprevisível EPA/GUILLAUME HORCAJUELO

No mesmo dia em que Emmanuel Macron se dirigiu aos franceses a partir da pista do Aeroporto de Orly para lhes dizer que “nenhum voto deve faltar à República” e pedir “uma maioria sólida” na Assembleia Nacional, Jean-Luc Mélenchon deu uma entrevista em que declarou que “o caos é ele”. Se dúvidas houvesse sobre a quem se referia, no dia seguinte convocou uma conferência de imprensa com o tema “O caos é Macron”.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 20 comentários