Espanha. Incêndio em Zamora já consumiu 25 mil hectares e está descontrolado

O fogo continuou a deflagrar apesar de estar a ser combatido, na tarde deste sábado, por 500 bombeiros com o apoio de numerosos meios, aéreos e terrestres.

Foto
Este já é um dos maiores incêndios do século em Espanha EPA/Villar Lopez

O incêndio que deflagrou na passada quarta-feira na serra de Culebra, província de Zamora, noroeste de Espanha, já consumiu 25 mil hectares de floresta e continua descontrolado, agravado pelo vento em direcção ao vale do rio Tera.

A última estimativa da área queimada, efectuada este sábado à tarde, indicava que já tinham ardido 25 mil hectares, o que faz deste incêndio um dos maiores do século em Espanha, ultrapassando o registado em 2021 em Navalacruz (Ávila).

O fogo continuou a deflagrar apesar de estar a ser combatido, na tarde deste sábado, por 500 bombeiros com o apoio de numerosas aeronaves e meios terrestres.

O vento de 40 quilómetros por hora, com rajadas a atingirem os 70 quilómetros por hora, propagou com rapidez as chamas, que atravessaram a estrada nacional 631, a via ferroviária de Alta Velocidade Madrid-Galiza, e a barragem de Agavanzal, colocando em perigo a povoação de Vilar de Farfón. Esta foi uma das 18 localidades onde foi necessário retirar os habitantes.

Também em Calzada de Tera os habitantes foram transferidos para um local mais seguro devido ao avanço da frente do fogo. Durante a tarde permaneciam cortadas ao trânsito três estradas da rede secundária e ainda as nacionais 631 e 525.

Sugerir correcção
Comentar