Demolição de mirante do século XIX em Gaia pode ser “ilegal”

Estrutura que a IP quer demolir para construir passagem superior pedonal está protegida pelo PDM. Historiadores alertam para valor patrimonial e acusam IP de “insensibilidade”. Câmara de Gaia em silêncio.

Foto
Mirante do século XIX fica na freguesia da Madalena, em Vila Nova de Gaia Cedido por Francisco Queiroz

O mirante do século XIX que fica junto ao Apeadeiro da Madalena integra a carta de salvaguarda do Plano Director Municipal (PDM) de Vila Nova de Gaia com um nível de “protecção integral”. Por isso, a intenção da Infra-estruturas de Portugal (IP) de demolir o mirante durante as obras de modernização da Linha do Norte, ainda este mês, pode ser “ilegal”. A convicção de Francisco Queiroz, historiador de arte, junta-se à incompreensão perante uma decisão que elimina daquela geografia um património “relevante e raro” com uma “importante ligação à história do caminho-de-ferro” em Portugal. “Não há nenhuma razão que justifique isto. É de uma insensibilidade enorme”, lamenta o investigador.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 3 comentários