PSP feriu com arma seis pessoas em 2021, o maior número em cinco anos

Também o número de mortes em sequência do uso de armas de fogo foi superior ao ano anterior: IGAI registou três mortes, duas delas pela PSP. Penas disciplinares aplicadas pela IGAI às forças de segurança foram 12, mais do dobro do que em 2020 e as mais altas em cinco anos.

Foto
Em 2021 foram instaurados 17 processos de inquérito e 24 processos disciplinares para apurar as circunstâncias de actos praticados por elementos das forças de segurança Daniel Rocha

Em 2021 seis cidadãos ficaram feridos com arma de fogo na sequência da actuação da PSP: este é o número mais elevado de feridos por este motivo pelas forças de segurança dos últimos cinco anos, revela o relatório de actividades da Inspecção-Geral da Administração Interna (IGAI) que acaba de ser publicado on-line. Em 2020, a PSP tinha ferido uma pessoa e a GNR outra com arma de fogo, no ano anterior houve três feridos; o número de feridos aproxima-se do de 2017 quando a PSP atingiu com arma de fogo cinco pessoas.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 3 comentários