Processos por crimes de corrupção em máximos desde 2011

Em 2021, a PJ recebeu 705 processos e as restantes polícias mais 100. Combate à corrupção é dificultado pela falta de estatísticas consolidadas sobre processos levados a julgamento, condenações e até tipos de crimes.

Foto
A corrupção está tradicionalmente associada ao sector público, mas o desenvolvimento económico de diversos sectores levou a que o fenómeno também tenha expressão no privado ricardo silva

A Polícia Judiciária (PJ) recebeu no ano passado o maior número de processos por corrupção pelo menos desde 2011. Foram 705 a dar entrada naquela polícia através da Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC), o que representou um aumento de 40% em relação a 2020, quando tinham sido registados 502. E a que se soma outro recorde: em 2021, as restantes autoridades policiais registaram 100 crimes de corrupção, que comparam com os 62 do ano anterior.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 3 comentários