Guerra na Ucrânia hoje: o que precisa de saber

O corredor humanitário previsto para retirar civis da fábrica Azot, em Severodonetsk, não chegou a ser aberto. Centenas de civis estão encurralados sem saneamento, água ou electricidade. Joe Biden propôs construir silos temporários na fronteira da Ucrânia com países europeus para exportar as toneladas de cereais retidos no país.

Foto
Continuam encurralados cerca de 500 civis na fábrica Azot, em Severodonetsk Reuters/MARKO DJURICA

Actualizado às 23h52:

► A Rússia tem o controlo quase total de Severodonetsk, cidade na região de Lugansk.

► O corredor humanitário anunciado para retirar cerca de 500 civis da fábrica Azot, em Severodonetsk, falhou. Segundo o governador de Lugansk, Serhiy Gaidai, a Rússia não cessou os bombardeamentos.

​► De acordo com as Nações Unidas, os civis encurralados nos bunkers da Azot não têm saneamento, electricidade e a água está a tornar-se escassa.

► O cenário na cidade de Severodonetsk continua a ser comparado ao de Mariupol, desta vez pelo antigo conselheiro especial do Exército Europeu dos Estados Unidos, Mark Voyger: “Severodonetsk está prestes a repetir o destino de Mariupol — mas numa escala menor.”

► Moscovo alega ter destruído, esta quarta-feira, um armazém de munições para armas doadas pelos países da NATO na região de Lviv. Jens Stoltenberg já reforçou que os aliados vão continuar a enviar armamento pesado e de longo alcance para a Ucrânia.

► Joe Biden anunciou a construção de silos temporários ao longo da fronteira ucraniana com os países europeus para permitir a exportação dos cereais presos nos portos do país.

► O Presidente dos Estados Unidos anunciou também, esta quarta-feira, o envio de cerca de mil milhões de dólares em armamento militar para apoiar a Ucrânia na luta pelo Donbass, desde sistemas de mísseis antinavios e foguetes de artilharia a munições para howitzers (armas de longo alcance).

► A ministra da Defesa de Portugal, Helena Carreiras, disse esta quarta-feira que o país está disponível a dar treino a militares ucranianos.

Sugerir correcção
Comentar