Wiggins coloca Warriors a um triunfo do título da NBA

Quarto período foi determinante para o triunfo sobre os Celtics, no quinto jogo da final.

Foto
Wiggins esteve em destaque do lado dos Warriors Reuters/Kyle Terada

Os Golden State Warriors, liderados por Andrew Wiggins, “dizimaram” os Boston Celtics no quarto período, para vencerem, na segunda-feira, o quinto jogo da final, por 104-94, e ficarem a um triunfo do título da Liga norte-americana de basquetebol (NBA).

Em São Francisco, o “cinco” de Steve Kerr entrou forte (24-8) e chegou ao intervalo a liderar por 12 pontos (51-39), mas, ao contrário dos quatro primeiros encontros (mais 49 pontos no total), perdeu claramente o terceiro período (24-35).

Ainda assim, um “triplo” de Jordan Poole sobre a “buzina” permitiu aos Warriors fecharem o terceiro quarto na frente (75-74) e darem o mote para um grande derradeiro período dos locais, que abriram com 10-0 (85-74) e nunca mais deixaram os Celtics chegar perto.

A façanha dos anfitriões é ainda mais significativa tendo em conta que Stephen Curry, autor de 43 pontos no quarto jogo, quase não contou: ficou-se pelos 16 e nenhum triplo (falhou nove), depois de 233 jogos, entre época regular e play-offs, com pelo menos um - não ficava em “branco” desde 8 de Novembro de 2018.

Com Curry “apagado”, ainda que com oito assistências, liderou Andrew Wiggins, que terminou o embate com 26 pontos, 13 ressaltos, duas assistências e dois roubos de bola, secundado por Klay Thompson, com 21 pontos, incluindo cinco triplos.

“Faço tudo para ajudar a equipa a vencer, seja marcar pontos, ganhar ressaltos ou defender. Estamos a um triunfo do título, o que é uma oportunidade de uma vida. Mal posso esperar pelo jogo”, afirmou Wiggins, o melhor em campo.

Destaque também para os 31 pontos vindos do banco, muito por culpa de Gary Payton II, autor de 15, e Jordan Poole, que marcou 14, 11 dos quais entre o final do terceiro período e o início do quarto, num decisivo parcial de 18-3.

Nos Celtics, Jayson Tatum, com 27 pontos, 10 ressaltos e quatro assistências, foi o melhor, seguido por Marcus Smart, com 20 pontos, enquanto Jaylen Brown esteve muito desinspirado.

Desta forma, os Warriors estão a um triunfo do título, que podem conquistar na quinta-feira, em Boston, frente a uns Celtics que, para vencerem, vão ter de perceber o porquê de dois “apagões” seguidos no quarto período (19-28 no quarto jogo).

Sugerir correcção
Comentar