Provedora de Justiça envia Carta dos Direitos Humanos na Era Digital para o Tribunal Constitucional

Em causa está o polémico artigo 6.º que estabelece o direito de protecção contra a desinformação. Pedido idêntico de fiscalização sucessiva da constitucionalidade apresentado pelo Presidente da República há 11 meses ainda não foi apreciado pelos juízes do Palácio Ratton.

Foto
A provedora, Maria Lúcia Amaral, já foi juíza do Tribunal Constitucional LUSA/RODRIGO ANTUNES

Um ano depois da Carta Portuguesa dos Direitos Humanos na Era Digital ter sido aprovada pela Assembleia da República, a provedora de Justiça decidiu pedir ao Tribunal Constitucional que aprecie a fiscalização da constitucionalidade do polémico artigo 6.º da lei, relativo à protecção contra a desinformação, considerando que parte desse artigo incorre em “violação dos princípios da reserva de lei e da proporcionalidade na restrição da liberdade de expressão e informação”. Um pedido idêntico ao apresentado pelo Presidente da República em Julho do ano passado e que ainda não foi apreciado pelos juízes. Agora, ambos serão apreciados conjuntamente, sabe o PÚBLICO.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários