“Ah, isso é loucamente bom”: na Suécia, contentores falantes trocam lixo por mensagens picantes

No intuito de combater a poluição, a cidade sueca Malmö implantou caixotes de lixo que emitem frases sensuais ao serem alimentados com lixo. O objectivo da campanha é “falar sobre a coisa mais porca que há: atirar lixo para a rua”.

Foto
Matthis | Pexels

A cidade sueca Malmö levou as conversas picantes para além das quatro paredes. Agora, os contentores falantes da ponte Davidshallsbron emitem frases sensuais depois de serem alimentados por lixo.

Equipados por um sensor de movimento e uma coluna de som, os dois caixotes de lixo, implementados na principal rua comercial, emitem mensagens curtas como “Volte logo e faça isso outra vez, “Ah, isso é loucamente bom”, “Ah, sim, aí mesmo” e “Hm, mais para a esquerda da próxima vez”.

O objectivo da campanha é “falar sobre a coisa mais ‘suja’ que há: atirar lixo para a rua”, disse Marie Persson, chefe do Departamento de Estradas da cidade, ao jornal Sydsvenskan, citada pelo The Local. “[É] um reforço positivo às pessoas que fazem a coisa certa, dando-lhe uma gargalhada”. A dona da voz feminina sensual ainda permanece em anonimato, mas Persson garante que é “alguém famoso”.

Apesar de inusitados, estes contentores não são novidade na cidade. Ainda durante a pandemia de covid-19, Malmö usou a mesma tecnologia para incentivar os peões a manter a distância social.

Antes marcada pelo seu carácter industrial, Malmö transformou-se em uma cidade verde e sustentável e foi a primeira cidade sueca a cumprir todos os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Até 2030, a região será abastecida por energia 100% renovável, a qual já alimenta 60.000 residências.

Texto editado por Amanda Ribeiro

Sugerir correcção
Ler 3 comentários