Resposta a doentes com cancro cresceu em 2021 mas não compensou início da pandemia

Estudo diz que pandemia provocou “uma diminuição acentuada” dos cuidados dirigidos aos doentes com cancro. Contratação de mais recursos humanos para o SNS e a criação de um plano de recuperação são algumas das recomendações para atenuar o problema.

Foto
Mamografias aumentaram na sequência da recuperação do rastreio oncológico Rui Gaudêncio

A pandemia provocou “uma diminuição acentuada dos cuidados de saúde direccionados aos doentes com cancro”, aponta o estudo Disrupção em Oncologia por Força da Covid-19, desenvolvido pelo Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), com o apoio da MSD Portugal. Apesar da melhoria que aconteceu durante 2021, o crescimento não foi considerado suficiente para compensar a actividade que não se realizou no primeiro ano de pandemia. A contratação de mais recursos humanos para o SNS e a criação de um plano de recuperação são algumas das recomendações para atenuar o problema.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar