El Salvador, a história de uma goleada

Passaram 40 anos desde o 10-1 com a Hungria no Espanha 82, o resultado mais desnivelado de sempre em Mundiais de futebol.

Foto
Jogo entre El Salvador e Argentina, na fase de grupos od Mundial 1982 Juha Tamminen/AFLO/via Reuters

Bombas por todo o lado, cortes de energia, atentados, morte. Foi assim a vida em El Salvador, entre 1979 e 1992, 13 anos de guerra civil entre um Governo que resultou de um golpe militar apoiado pelos EUA e a Frente Farabundo Martí de Libertação Nacional (FMLN) que provocaram mais de 75 mil mortos. Imagens da época mostram pessoas a andarem na rua e crianças a irem para a escola com panos brancos, numa tentativa impossível de normalidade no meio da guerra. Mas havia um momento em que tudo parava: quando jogava a selecção. O futebol era uma trégua respeitada por soldados do Governo e guerrilheiros da FMLN.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar