Mais mulheres em lugares executivos: “Finalmente conseguimos. É um resultado histórico”

Embora tenha sido uma negociação “difícil” e não tenha a “ambição” que gostaria, a eurodeputada Maria da Graça Carvalho classifica como “histórica” a aprovação da directiva “Women on Boards”, que estava bloqueada no Conselho Europeu há dez anos. Portugal já cumpre as metas previstas, mas ainda “há muito a fazer”, segundo a social-democrata.

Foto
Maria da Graça Carvalho é eurodeputada pelo PSD Nuno Ferreira Monteiro

O Conselho Europeu aprovou esta terça-feira a directiva “Women on Boards” que pretende reforçar a igualdade de género nos conselhos administrativos das grandes empresas. Com esta medida, as mulheres poderão agora ocupar 40% dos cargos não-executivos ou 33% dos cargos executivos e não-executivos no sector empresarial. “Tenho de confessar que não tinha muita esperança, mas finalmente conseguimos. É um resultado histórico”, garante ao PÚBLICO Maria da Graça Carvalho, eurodeputada do PSD e membro da Comissão dos Direitos das Mulheres e da Igualdade de Género, que acompanhou o processo enquanto relatora-sombra da iniciativa.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 4 comentários