BCE admite inflação alta “durante algum tempo” e sobe juros, mas com “flexibilidade”

Banco central aumenta taxas em 25 pontos base em Julho e prepara nova subida para Setembro. Lagarde mantém “opções em aberto”. Economia europeia abranda e inflação acelera.

Foto
A reunião o conselho do BCE, liderado por Christine Lagarde, decorreu em Amesterdão nesta quinta-feira. EPA/SEM VAN DER WAL

Apreensivo com a subida da inflação, com o prolongamento da guerra na Ucrânia e com as consequências do conflito militar no crescimento económico na zona euro e na própria evolução dos preços, o Banco Central Europeu (BCE) dá como garantida uma subida das taxas de juro de referência em Julho e admite um novo movimento em Setembro. Mas a grande incerteza que paira sobre a evolução da economia europeia leva a autoridade monetária da moeda única a garantir que actuará com “gradualismo” e “flexibilidade”, mantendo “as opções em aberto” sobre as decisões a tomar até ao fim do ano.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar