Biden vai reunir-se com aliados europeus na Alemanha e em Espanha

Presidente norte-americano vai participar, no final deste mês, numa cimeira do G7 e num encontro de países membros da NATO.

Foto
Joe Biden viajará para a Europa quando se assinalam os quatro meses da invasão russa da Ucrânia REUTERS/ALEXANDER DRAGO

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, vai reunir-se com aliados, na Alemanha e em Espanha, no final de Junho, anunciou esta quarta-feira a Casa Branca.

Biden viajará para o sul da Alemanha a 25 de Junho para participar numa cimeira do G7 – o grupo das sete principais nações industrializadas – na Baviera, seguindo para Madrid, no dia 28 de Junho, para participar num encontro de países membros da NATO.

As duas cimeiras acontecerão quando se assinalam os quatro meses da invasão russa da Ucrânia. Nesta altura, os Estados Unidos e aliados estão sob pressão para enviar para a Ucrânia armamento de longo alcance e mais avançado, a fim de evitar que Moscovo consolide a sua posição no conflito.

Os esforços de Biden para impor e sustentar sanções à Rússia também estão a enfrentar uma renovada ameaça, perante o aumento da inflação que atinge numerosos países. Por outro lado, o Presidente norte-americano também quer garantir a adesão à NATO da Suécia e da Finlândia, tentando superar a oposição da Turquia.

No G7 - Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, França, Alemanha, Itália e Japão - os líderes deverão discutir o apoio à Ucrânia, as alterações climáticas, a segurança sanitária global e a crise alimentar e energética agravada pela agressão da Rússia à Ucrânia, de acordo com a Casa Branca.

Na cimeira da NATO, os líderes devem endossar planos para orientar a transformação da aliança na próxima década, incluindo o fortalecimento da dissuasão e defesa, abordando ameaças transnacionais - cibernética e climática - e aprofundando as parcerias com aliados democráticos na Europa e na Ásia.

Sugerir correcção
Comentar