Introdução de Na Cabeça de Putin, de Michel Eltchaninoff

Michel Eltchaninoff é francês e viveu algum tempo na Rússia. Doutorado em filosofia e especialista na história do pensamento russo, é editor-chefe da revista Philosophie Magazine. Por este seu livro, que nesta quinta-feira chega às livrarias portuguesas numa edição da Livros Zigurate, recebeu o prémio anual de melhor ensaio publicado em França atribuído pela Revue des Deux Mondes.

Foto
Vladimir Putin Reuters/SPUTNIK

Rússia. Início de Janeiro de 2014. Altos funcionários públicos, governadores regionais, quadros do partido Rússia Unida recebem um invulgar presente de Ano Novo da administração presidencial: livros de filosofia! As Nossas Missões de Ivan Ilyine, A Filosofia da Desigualdade de Nikolai Berdiaev, A Justificação do Bem de Vladimir Soloviev, obras de pensadores russos dos séculos XIX e XX. Se Gogol regressasse, saberia descrever essas imponentes figuras, habituadas a restaurantes chiques e a belos carros, empenhadas na leitura de páginas repletas de especulações sibilinas. Mas para isso é preciso atirar­‑se ao trabalho e penar noites inteiras. O próprio presidente citou recentemente esses autores em discursos importantes, e  é preciso tentar descodificar o que ele quis dizer. Os mais perseverantes, aliás, encontraram nesses livros fórmulas que evocam estranhos ecos e parecem de acordo com o ar dos tempos: o  papel do líder da nação numa democracia autêntica, a  importância de ser conservador, a  preocupação em ancorar a moral na religião, a  missão histórica do povo russo face à hostilidade milenar do Ocidente…

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários