União Europeia aprova carregador único para telemóveis, tablets e câmaras

Ao abrigo das novas regras, os consumidores deixarão de precisar de carregadores e cabos diferentes para os vários aparelhos electrónicos portáteis de pequena e média dimensão. Medida começará a ser aplicada no Outono de 2024.

Foto
Com o carregador único na UE, a Apple vai ter de mudar os seus cabos Daniel Rocha

A União Europeia (UE) vai adoptar, no Outono de 2024, o carregador USB tipo C para todos os telemóveis, tablets e câmaras, depois do acordo alcançado esta terça-feira entre o Parlamento Europeu (PE) e os Estados-membros.

Ao abrigo das novas regras, os consumidores deixarão de precisar de carregadores e cabos diferentes para os vários aparelhos electrónicos portáteis de pequena e média dimensão.

@publicopt Um carregador para todos os telemóveis em 2024 ?????? #uniaoeuropeia #phones #telemoveis ? Lo-Fi analog beat - Gloveity

Telemóveis, tablets, leitores electrónicos, auriculares, câmaras digitais, auscultadores, consolas de videojogos portáteis e altifalantes portáteis recarregáveis através de um cabo com fios terão de estar equipados com uma porta USB tipo C, independentemente do seu fabricante, segundo o acordo.

Os iPhones e outros dispositivos da Apple são carregados a partir de um cabo/ficha proprietária chamada Lightning, enquanto os dispositivos baseados no sistema Android são alimentados por USB-C. Na União Europeia, a maioria dos telefones vendidos são dispositivos Android.

“Esta medida permite poupar recursos aos consumidores e prevenir o desperdício e o seu impacto ambiental. A UE faz a diferença na vida concreta dos cidadãos”, escreveu o secretário de Estado dos Assuntos Europeus no Twitter.

Para os computadores pessoais, há um prazo de 40 meses para adaptação após a entrada em vigor da nova legislação da UE.

Após as férias de Verão, o Parlamento e o Conselho da UE terão de aprovar formalmente o acordo antes de este ser publicado no Jornal Oficial da UE. O acordo entrará em vigor 20 dias após a sua publicação e as suas disposições começarão a ser aplicadas após 24 meses, no Outono de 2024.

As novas regras não se aplicarão aos produtos colocados no mercado antes da data de aplicação.

Sugerir correcção
Ler 15 comentários