Três concelhos do Algarve em perigo máximo de incêndio
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera coloca Tavira, São Brás de Alportel e Loulé no nível máximo de perigo de incêndio. Outros 39 concelhos ficam em perigo muito elevado.
Os concelhos de Tavira, São Brás de Alportel e Loulé, no distrito de Faro, estão esta segunda-feira em perigo máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O IPMA colocou também 39 concelhos dos distritos de Faro, Beja, Portalegre, Castelo Branco, Santarém, Guarda, Viseu e Bragança em perigo muito elevado de incêndio. O perigo de incêndio vai manter-se elevado em algumas regiões do continente pelo menos até sexta-feira.
Este perigo de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo. Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
O IPMA prevê para esta segunda-feira, no continente, céu geralmente muito nublado, com chuva fraca no litoral Norte e Centro, sendo geralmente pouco nublado na região Sul e pequena subida de temperatura, sendo mais acentuada no sotavento algarvio.
As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 10 graus Celsius na Guarda e em Bragança, e os 17 graus Celsius em Faro, enquanto as máximas vão variar entre os 20 em Viana do Castelo e os 33 em Faro.