Desire Marea: “Não me interessam escolas. Move-me o espírito e a arte de dimensão humana”

Depois do projecto Faka, essencial na afirmação da comunidade queer sul-africana, a expressiva voz de Desire Marea revela-se com os Nezimakade esta terça-feira em Serralves, no Porto, e quinta-feira no Teatro do Bairro Alto, em Lisboa.

Foto
Desire Marea (de seu verdadeiro nome Buyani Duma) começou por se destacar, a partir de 2015, ao lado de Fela Gucci nos Faka Jamal Nxedlana

A voz é quase operática, a música é difícil de caracterizar mas fascinante, um corpo exploratório onde se reconhecem silhuetas de jazz, de motivos africanos, com coros, ruído, soul ou electrónicas. As letras reflectem sobre perda, desenquadramento social, trauma ou empoderamento. Vocalista, performer, artista transdisciplinar, Desire Marea (de seu verdadeiro nome Buyani Duma) começou por se destacar, a partir de 2015, ao lado de Fela Gucci nos Faka, relevante grupo de performance queer de Joanesburgo.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar