Vulcão Bulusán entra em erupção nas Filipinas

Autoridades iniciaram operação de evacuação nas imediações do vulcão, localizado em Sorsogón, na zona Sul da ilha de Luzón.

vulcao,mundo,filipinas,asia,catastrofes-naturais,vulcoes,
Fotogaleria
Cinzas do vulcão bem visíveis na região de Sorsogón EPA/SPIO HANDOUT
vulcao,mundo,filipinas,asia,catastrofes-naturais,vulcoes,
Fotogaleria
Estradas e veículos ficaram cobertos de cinza EPA/SPIO HANDOUT
vulcao,mundo,filipinas,asia,catastrofes-naturais,vulcoes,
Fotogaleria
Imagem aérea do mostra um "manto de cinza" EPA/SPIO HANDOUT

As autoridades filipinas anunciaram este domingo que está em curso uma operação de evacuação na região de Sorsogón, no Sul da ilha de Luzón, depois de o vulcão Bulusán ter entrado em erupção e começado a expelir cinzas e vapor, numa coluna com cerca de um quilómetro de altura.

Citado pelo jornal Manila Times Paul Alanis, vulcanólogo do Instituto de Vulcanologia e Sismologia das Filipinas, revelou que, ainda que, por enquanto, não tenha sido detectada lava, as cinzas já começaram a chegar às aldeias mais próximas e já se sentiram terramotos vulcânicos.

As autoridades das Filipinas elevaram o nível de alerta de 0 (normal) para 1 (perturbações ligeiras) depois da queda de cinzas nos municípios de Jubán e de Casigurán. Até ao momento, foram retiradas cerca de 60 famílias daquela região.

Os primeiros sinais da erupção foram detectados por voltas das 10h30 locais deste domingo, quando o vulcão expeliu um jacto de vapor e de cinzas durante 17 minutos. No total, já foram registados 77 deslizamentos.

O governador de Sorsogón, Francis Escudero, pediu à população que reside a num perímetro de quatro quilómetros em redor do vulcão que fique em alerta e emitiu avisos semelhantes às autoridades de Barcelona, Casigurán e Gubat.

Sugerir correcção
Comentar