Quem lidera a Europa?

Todas as declarações de Ursula von der Leyen têm o tom certo e a firmeza necessária. Nunca lhe ouvimos uma palavra de condescendência ou de cedência em relação a Moscovo. Toma a iniciativa. Negoceia até à exaustão para encontrar os consensos indispensáveis. Numa palavra, lidera.

Reserve as terças-feiras para ler a newsletter de Teresa de Sousa e ficar a par dos temas da actualidade global.

1. Na sua edição da semana passada, a Economist comparava a União Europeia a um soufflé, um prato muito francês que sai do forno com um aspecto magnífico, mas que desaba logo que lhe espetamos o garfo. A revista britânica concluía, no entanto, que o prato continuava a ser saboroso. O artigo em questão referia-se à unidade europeia na resposta à invasão da Ucrânia que, com melhor ou pior aspecto, se está a aguentar razoavelmente bem. A aprovação do sexto pacote de sanções, incluindo o embargo ao petróleo russo, apesar do tempo que levou a “cozinhar” e do aspecto menos apetitoso com que ficou, é prova disso.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 50 comentários