António Marto é enviado do Papa ao Encontro Europeu de Juventude em Compostela

O Encontro Europeu da Juventude em Santiago de Compostela acontece um ano antes de Lisboa receber as Jornadas Mundiais da Juventude, em 2023.

Foto
O cardeal António Marto vai ser o enviado do Papa Francisco ao encerramento do Encontro Europeu da Juventude de Santiago de Compostela, em Espanha, que decorre de 03 a 07 de Agosto. Daniel Rocha

O cardeal António Marto vai ser o enviado do Papa Francisco ao encerramento do Encontro Europeu da Juventude de Santiago de Compostela, em Espanha, que decorre de 03 a 07 de Agosto, anunciou hoje o Vaticano.

O Encontro Europeu da Juventude em Santiago de Compostela acontece um ano antes de Lisboa receber as Jornadas Mundiais da Juventude, em 2023.

“O Papa Francisco quis surpreender-me com este convite desde que passei a bispo emérito, pedindo-me para ser seu enviado especial à peregrinação europeia dos jovens a Santiago de Compostela”, afirmou António Marto, numa reacção em vídeo enviada pelo Santuário de Fátima à agência Lusa.

O cardeal recordou que são esperados “jovens representantes de praticamente todos os países da Europa” em Santiago de Compostela, num evento que, “de algum modo é uma primeira etapa, uma primeira estação, um preaquecimento das Jornadas Mundiais da Juventude”, em Lisboa.

Nessa declaração, António Marto realçou a necessidade de os jovens procurarem” espiritualidade para um mundo muito materialista” e “sentido da vida no meio da dispersão em que há mil solicitações”.

“Vivemos num mundo muito ferido, com muitas feridas e os santuários hoje revestem um especial significado de resposta a estas necessidades contemporâneas”, notou, salientando também a importância do encontro “num mundo tão fragmentado”.

A peregrinação que decorre em Santiago de Compostela e as Jornadas Mundiais da Juventude “devem manter sempre viva a esperança, num momento de muito sofrimento e mortes”, para ser possível “uma nova humanidade”, frisou.

“Os jovens são os grandes protagonistas porque serão eles que vão construir esta nova humanidade”, salientou António Marto.

Sugerir correcção
Comentar