Ucrânia anuncia morte de quatro militares voluntários estrangeiros

A Legião Internacional de Defesa da Ucrânia, uma brigada oficial de voluntários, anunciou que os quatro homens eram cidadãos da Alemanha, Países Baixos, Austrália e França, não tendo especificado quando ou em que circunstâncias as mortes ocorreram.

Foto
Militares ucranianos na cidade de Irpin, nos arredores de Kiev, em Abril GLEB GARANICH/Reuters

A brigada de voluntários da Ucrânia anunciou a morte de quatro militares voluntários estrangeiros que lutavam contra as forças russas e prestou homenagem à “sua bravura, memória e legado”.

A Legião Internacional de Defesa da Ucrânia, uma brigada oficial de voluntários, anunciou que os quatro homens eram cidadãos nacionais da Alemanha, dos Países Baixos, da Austrália e de França, não tendo especificado quando ou em que circunstâncias as mortes ocorreram.

“Perdemos os nossos irmãos em combate, mas a sua bravura, a sua memória e o seu legado irão inspirar-nos para sempre”, revelou a Legião Internacional de Defesa da Ucrânia, em comunicado citado pelo diário britânico The Guardian.

Um cidadão holandês, Ronald Vogelaar, foi enterrado a 21 de Maio em Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia, segundo a AFP. Colegas disseram que o homem tinha sido morto vários dias antes pela artilharia russa.

Um australiano foi dado como morto em Maio e a sua morte foi confirmada por um porta-voz do departamento de Negócios Estrangeiros. O homem foi identificado como Michael Charles O'Neill, de 47 anos, por um jornal local da Tasmânia.

Na sexta-feira, Paris confirmou que um soldado voluntário francês foi morto em combate na Ucrânia, após relatos de que o homem tinha morrido na região de Kharkiv.

Em conferência de imprensa na quinta-feira, o Ministério da Defesa russo disse que tinha “eliminado centenas de mercenários estrangeiros na Ucrânia”, acrescentando que 3500 soldados estrangeiros estão actualmente no país.

O ministério também alertou que os soldados estrangeiros capturados não serão tratados de acordo com os padrões do Direito Internacional Humanitário.

Sugerir correcção
Comentar