Filipe Raposo: variações em torno da “escuridão que dá origem à luz”

O pianista, compositor e orquestrador apresenta este sábado, em estreia e ao vivo, o segundo volume da sua trilogia das cores. Depois de Øcre, de 2019, Øbsidiana. No Centro Cultural da Malaposta, às 21h, seguindo-se no dia 11 o Coliseu do Porto.

Foto
Filipe Raposo fotografado para o seu novo disco FILIPE FERREIRA

Foi um desafio a que Filipe Raposo se propôs e que teve a sua concretização num primeiro livro-disco em 2019: “Uma procura obsessiva pela justificação da cor nos seus símbolos”, como explicava em entrevista ao PÚBLICO por altura do lançamento. Na verdade, são ensaios sonoros que, convocando outras disciplinas, como a literatura, a pintura, o cinema ou a física, tomam a forma de livros-disco. Um total de três, em torno de outras tantas cores e respectivas variações cromáticas: o vermelho, o preto e o branco. O primeiro, com edição da Tinta-da-China, foi Øcre, seguindo-se agora, com a mesma chancela e idêntico formato, Øbsidiana. Composto e gravado em piano solo, é nesse formato que vai ser estreado ao vivo este sábado, no Centro Cultural da Malaposta, às 21h, tendo já outra apresentação marcada para dia 11, no Coliseu do Porto.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar