Produto regenerador para feridas em cães e gatos vence concurso de ideias da UTAD

O P4Regenera é um produto “amigo do ambiente” que “garante uma regeneração eficiente de lesões cutâneas graves em cães e gatos”.

Foto
Paulo Pimenta

O projecto P4Regenera apresentou um produto regenerador e biodegradável para o tratamento de feridas em cães e gatos e venceu o concurso de ideias de negócio Inov@UTAD 2022 da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real, que premeia ideias inovadoras e com potencial para criar negócios.

O primeiro lugar da edição deste ano, segundo anunciou esta quarta-feira, 1 de Junho, a academia transmontana, foi conquistado pelo projecto da área da medicina regenerativa veterinária, o P4Regenera, que “garante uma regeneração eficiente de lesões cutâneas graves em cães e gatos”, sendo constituído por proteínas de alto valor biológico (derivadas de plaquetas e leucócitos).

“Mais do que cicatrizar, este produto estimula e acelera os mecanismos de regeneração tecidular dos animais. Ao ser aplicado na ferida e absorvido, diminui a frequência da mudança de penso e, consequentemente, a produção de lixo e desperdícios em contexto clínico”, afirmou a investigadora Maria dos Anjos Pires, citada no comunicado.

A responsável acrescentou que o produto também “contribui para a diminuição da pegada ecológica no que diz respeito ao uso de antibióticos e anti-sépticos habitualmente utilizados no tratamento deste tipo de feridas”.

A UTAD disse ainda que, com esta “proposta terapêutica inovadora e amiga do ambiente”, o P4Regenera vem “dar resposta a um dos problemas mais frequentes na clínica de cães e gatos”, nomeadamente a “ocorrência de feridas cutâneas provocadas por acidentes de viação, quedas, mordidas ou auto-traumas”.

“Trata-se de uma solução mais eficiente e económica, quer pelo preço do produto, quer por implicar menos visitas ao veterinário. Além de diminuir a dor e aumentar o bem-estar dos animais, este produto é biodegradável e não necessita de uso tópico de antibióticos, contribuindo para a redução de resíduos hospitalares”, disse a também investigadora e doutoranda da academia Carla Soares.

Para além de Carla Soares e da professora Maria dos Anjos Pires, a equipa vencedora do Inov@UTAD 2022 junta ainda Pedro Carvalho, professor da Escola Universitária Vasco da Gama e director executivo da empresa Vetherapy.

O júri do concurso atribuiu o segundo lugar ao projecto ClasDAC, que apresenta uma solução “mais eficiente para o diagnóstico da displasia da anca do cão, a doença que pode afectar mais de 50% dos animais em certas populações caninas, através de um software que faz a classificação automática de radiografias com algoritmos de inteligência artificial”. O terceiro prémio foi atribuído ao TRAPInspector, que recorre a um “sistema inteligente para contagem automática de insectos para prevenção de pragas nas explorações agrícolas”.

O Inov@UTAD 2022 atribui à melhor ideia de negócio um prémio de três mil euros. O P4Regenera vai participar na final nacional do concurso de ideias do projecto UI-CAN - Universidades como Interface para o Empreendedorismo, que acontece esta quinta-feira, 2 de Junho, na Universidade da Beira Interior.

Sugerir correcção
Comentar