Sei o que fizeste no fim-de-semana passado: Stranger Things bate recorde de estreia mais vista da Netflix

Nos primeiros três dias de exibição, a quarta temporada da série ultrapassou os números de Bridgerton. E levou Kate Bush de volta aos tops.

Foto
Sadie Sink como Max Mayfield na série que catapultou Kate Bush de novo para os tops de vendas Netflix

Sem grandes surpresas, mas com números para o comprovar, a Netflix anunciou na terça-feira que a chegada dos primeiros episódios da quarta temporada de Stranger Things bateu recordes: é agora a melhor estreia de sempre da plataforma de streaming no seu primeiro fim-de-semana de exibição. Outro sintoma da popularidade dos novos episódios é a reentrada da cantora britânica Kate Bush nos tops de vendas — digitais —, 37 anos depois do lançamento original de Running up that hill (a deal with god), dada a importância que o tema tem na intriga da série.

Contabilizando 286,79 milhões de horas vistas pelos assinantes da Netflix entre a data da chegada dos novos episódios, sexta-feira, 27 de Maio, e domingo dia 29, os miúdos de Hawkins destronaram a aristocracia de Bridgerton no top das estreias mais concorridas do serviço. A Netflix tem uma forma particular de contabilizar visionamentos, sendo difícil de comparar com métricas já existentes que ajudam a perceber audiências em milhares ou milhões de espectadores. Depois de uma fase em que bastava um utilizador ter dois minutos de contacto com um título para contar como visualização, agora é o número de horas vistas que serve para a contabilidade da plataforma líder mundial.

No seu primeiro fim-de-semana de exibição, a segunda temporada de Bridgerton somou 193 milhões de horas vistas, uma performance que a série de ficção científica e sobrenatural agora ultrapassou de longe. Foi em Março que Bridgerton bateu recordes, vindo depois a tornar-se a série em língua inglesa mais vista da Netflix no final do seu primeiro mês de exibição com 656 milhões de horas somadas em todo o mundo.

Foto
O top do fim-de-semana da Netflix em TV de língua inglesa NETFLIX

A série de Shonda Rhimes ainda encabeça o top das séries de televisão da Netflix em língua inglesa mais populares de sempre: a segunda temporada acumulou 656 mil horas de visionamento nos seus primeiros 28 dias e a primeira 625 mil horas no mesmo período; a terceira temporada de Stranger Things completa o pódio com 582 mil horas no primeiro mês. Dada a velocidade com que a nova temporada da série está a ser devorada, é previsível que galgue mais lugares, se não vier mesmo a chegar ao topo do ranking, no final de Junho.

Nessa altura os dados serão particularmente úteis para a Netflix, que estreará os dois últimos capítulos desta temporada da série a 1 de Julho e que dias depois apresentará os seus resultados trimestrais depois de ter sofrido a primeira perda de assinantes em mais de uma década nos primeiros três meses deste ano. A Netflix já avisou que, entre concorrência, desistências e outros condicionalismos, deve perder dois milhões de subscritores neste segundo trimestre, mesmo com o seu ás de trunfo em jogo — ou seja, em plena temporada Stranger Things.

Para já, e além da certeza de que milhões de pessoas em todo o mundo passaram o fim-de-semana a pôr-se a par do que se passa no mundo do “Upside Down”, o impacto de Stranger Things no mercado da cultura popular também pôde ser aferido pela chegada do tema Running up that hill (a deal with god), de Kate Bush, ao primeiro lugar do top das lojas de música digital iTunes em vários países. O tema ouvido por uma das jovens personagem no seu walkman (um dispositivo portátil de audição de música através de uma cassete muito popular nas décadas de 1980 e 1990) viu crescer em 153% a sua popularidade no serviço de streaming musical Spotify, onde também ocupa os tops das faixas mais ouvidas e destronou mesmo o tema-chave de Kate Bush, Wuthering heights, como a canção mais ouvida da artista britânica.

Squid Game e La Casa de Papel

Os dados da Netflix consultados pelo PÚBLICO permitem ver que a quarta temporada de Stranger Things está no top 10 dos mais vistos de televisão em 93 países — sempre em primeiro lugar — e que o conjunto do título, agregando as suas quatro épocas, está no mesmo top em 83 países. Em Portugal é o título mais visto, incluindo filmes e séries em qualquer língua, desde sábado.

Para pôr estes números em perspectiva, convém recordar o êxito-surpresa e de combustão mais lenta que foi Squid Game, a série mais vista de sempre da Netflix, com 1,65 mil milhões de horas nos seus primeiros 28 dias de exibição (mas só ao quarto dia no serviço é que começou a chamar atenção suficiente para começar a entrar nos tops de mercados importantes como os EUA, indicam dados da empresa de audiências Nielsen); a quinta temporada de La Casa de Papel é a segunda mais vista de sempre nesse período, com 792 milhões de horas nos seus primeiros 28 dias. Nenhuma das duas é falada em inglês, mas ambas são êxitos globais de tal ordem que em Junho a Netflix vai estrear um spin off local de La Casa de Papel, La Casa de Papel: Coreia.

Também na terça-feira, a Disney escreveu na sua conta oficial no Twitter que a estreia concorrente de Stranger Things no dia 27, a série Star Wars Obi-Wan Kenobi, se revelou a estreia de uma série original Disney+ mais vista de sempre em todo o mundo, “com base em horas vistas num fim-de-semana de estreia”, mas não deu mais detalhes.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários