Santos Silva incentiva jovens a usar a arma da filosofia contra a desinformação

O presidente do Parlamento salientou a importância da filosofia, ao passo que Ana Catarina Mendes saudou a iniciativa do Parlamento dos Jovens e Alexandre Quintanilha destacou a necessidade de recorrer à ciência.

Foto
O Parlamento dos Jovens do ensino secundário decorreu nos dias 30 e 31 de Maio no Palácio de São Bento LUSA/MANUEL DE ALMEIDA

O presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, salientou esta terça-feira, perante o parlamento dos jovens, a importância da arma da filosofia para estimular o entendimento e combater a desinformação, numa “aula” em que partiu do pensamento de Immanuel Kant.

Com 132 jovens deputados do Ensino Secundário sentados à sua frente, o professor universitário Augusto Santos Silva recorreu à epistemologia do filósofo prussiano do século XVIII para falar sobre o impacto da desinformação na democracia.

“Dizia [Kant] que as nossas preocupações se podem resumir a três perguntas: O que podemos saber? O que devemos fazer? E o que podemos esperar?”, assinalou o presidente do parlamento, tendo ao seu lado a ministra-Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, e o presidente da Comissão de Educação e Ciência, o deputado socialista Alexandre Quintanilha.

Para Augusto Santos Silva, que ao longo da sua intervenção também citou filósofos da Antiguidade Clássica como Pitágoras e Sócrates, a resposta a essas questões de Immanuel Kant “é praticar a boa filosofia” - uma ferramenta para se formular juízos, “a razão crítica”.

“O grande ensinamento da filosofia é o pronome pessoal nós. Cada um de nós e nós em conjunto é que pensamos. Não somos receptáculos passivos - ou, em linguagem filosófica, não somos tábula rasa -, mas sim sujeitos activos. É isso mesmo que quer dizer cidadania”, frisou o presidente da Assembleia da República.

Augusto Santos Silva especificou depois que cada cidadão é igual em dignidade, livre enquanto ser humano e integrante de uma comunidade - uma comunidade ou colectividade onde há assuntos para se tratar em conjunto.

“E para tratarmos esses assuntos em conjunto com respeito uns pelos outros e, sobretudo, com respeito por nós próprios”, completou, antes de recorrer novamente à filosofia kantiana.

“Sermos nós próprios a pensar pela nossa cabeça, a pensarmos em conjunto e de forma organizada. Essa é a melhor arma contra os factos alternativos e a pós-verdade. A máxima é esta: desconfiem sempre de quem não procura a verdade e desconfiem sempre de quem diz que já chegou à verdade, porque a busca da verdade é uma tarefa infinita”, concluiu.

Ana Catarina Mendes lembrou que esta iniciativa do parlamento jovem tem 25 anos e foi impulsionada pela antiga deputada socialista Julieta Sampaio, referindo ainda, perante os deputados do Ensino Secundário, que não sonhou exercer as suas actuais funções de ministra.

“Nos meus activismos pela despenalização da interrupção voluntária da gravidez, pela autodeterminação de Timor-Leste, por uma associação de estudantes mais participada ou para que os meninos mais pobres pudessem ter acesso à escola, em algum dia sonhei ter a responsabilidade de poder mudar a vida de muitas pessoas no meu país”, contrapôs, recebendo uma prolongada salva de palmas dos jovens deputados.

Perante os jovens, Ana Catarina Mendes falou sobre casos actuais de desinformação na Rússia sobre a guerra da Ucrânia e defendeu uma permanente atitude de “rigor no debate, respeito e tolerância pela diferença”.

“A democracia constrói-se pela pluralidade e diversidade”, advogou, antes de Alexandre Quintanilha se referir a dois dos principais desafios que se colocam aos mais jovens: as alterações climáticas e demográficas.

Se Augusto Santos Silva antes dera uma lição de sobre filosofia, Alexandre Quintanilha recorreu ao método científico, mas ambos em defesa da mesma ideia antidogmática.

“Os fanáticos e os tolos estão cheios de certezas. Os sábios estão cheios de dúvidas. A desinformação reforça preconceitos e os preconceitos minam a confiança nas instituições e na ciência”, acentuou o professor catedrático e presidente da Comissão de Educação e Ciência.

Nesta sessão nacional do Ensino Secundário, na sala de reuniões plenárias do parlamento, participaram 132 jovens deputados de 66 escolas eleitas em sessões distritais e regionais. Em debate, estão 22 projectos de recomendação aprovados nessas sessões distritais e regionais dos diferentes círculos eleitorais.

Segundo o parlamento, o tema “fake news: o impacto da desinformação na democracia” foi lançado pela Assembleia da República no início do ano lectivo e o desafio foi aceite por 487 escolas do Ensino Secundário do continente, das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, bem como pelas escolas portuguesas dos círculos da Europa e de Fora da Europa, do 10.º ao 12.º ano de escolaridade.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários