Mães e filhos, separados “dos homens das suas vidas”, aguardam pelo final da guerra, na Roménia

Milena, Vira, Iryna e Mariya têm algo em comum: são mães ucranianas refugiadas na vizinha Roménia. Forçadas a "abandonar os homens das suas vidas" em nome da segurança dos filhos, aguardam pelo final da guerra para poderem regressar. "Não sabemos se algum dia os iremos rever." Testemunhos recolhidos pela organização Save the Children.

Retrato de Vira, de 26 anos, com a sua filha Marta, de três, numa escola reconvertida em dormitório para regufiados da Ucrânia. "Lembro-me do que sentimos. Foi muito difícil abandonar a Ucrânia, ninguém queria sair. Queria ficar, mas tenho dois filhos para proteger." Vira tinha uma vida normal, na Ucrânia, trabalhando como enfermeira. Os seus pais preferem permanecer no país. "Eles não querem ir embora, mesmo que a situação seja muito crítica." ©Lewis Kahn / Save the Children
Fotogaleria
Retrato de Vira, de 26 anos, com a sua filha Marta, de três, numa escola reconvertida em dormitório para regufiados da Ucrânia. "Lembro-me do que sentimos. Foi muito difícil abandonar a Ucrânia, ninguém queria sair. Queria ficar, mas tenho dois filhos para proteger." Vira tinha uma vida normal, na Ucrânia, trabalhando como enfermeira. Os seus pais preferem permanecer no país. "Eles não querem ir embora, mesmo que a situação seja muito crítica." ©Lewis Kahn / Save the Children

O coração e pensamentos de Milena (nome fictício), refugiada ucraniana de 22 anos, permanecem na Ucrânia, apesar de se encontrar em Maramures na Roménia, numa escola reconvertida em asilo para refugiados. "É muito doloroso abandonar a minha casa, o meu país. Foi difícil dizer adeus aos homens das nossas vidas, na fronteira. Não sabemos se algum dia os iremos rever." A mãe de Bodhan, que tem apenas um ano, tomou a decisão de abandonar a Ucrânia após os primeiros bombardeamentos sobre a cidade onde vivia, Ivano-Frankivsk, em Oblast. Reuniu comida, roupa, documentos e computadores portáteis e conduziu até à fronteira com a Roménia, onde foi recebida pela organização Save the Children, que lhe proporcionou comida, abrigo e vouchers que pode trocar por bens. Tenciona regressar à Ucrânia assim que a guerra terminar.

Milena, Vira, Iryna e Mariya têm algo em comum: são mães ucranianas refugiadas na Roménia. Foram "forçadas" a abandonar a Ucrânia em nome da segurança e futuro dos seus filhos. Vira, de 26 anos, mãe de Marta e Alona, de três anos e seis meses de idade, respectivamente, sublinha à Save the Children que "foi difícil abandonar a Ucrânia". "Ninguém queria ir. Queria ficar, mas tenho filhos para proteger." Vira era enfermeira, em Ivano-Frankivsk, em Oblast, e o marido é camionista e já estava fora do país, na Alemanha, quando a guerra começou. "O mais difícil foi dizer adeus aos meus pais. Eles não sairão, mesmo em situação crítica. A minha mãe é paramédica e será útil neste contexto de guerra. Abandonar está fora de questão para ela." O seu pai, juntamente com outros familiares, "os homens que lá ficaram", acompanharam-na e aos seus filhos até à fronteira, que atravessaram a pé. A passagem pela Roménia é temporária. "O meu plano é, sem dúvida, regressar à Ucrânia."

Iryna é mãe de Nikolina de 10 anos e espera a chegada de outro filho. Recorda que tudo começou numa madrugada dos últimos dias de Fevereiro. "As sirenes dispararam, as explosões começaram", conta à organização que recolheu o seu testemunho. "Toda a gente fugiu de dentro de casa, sem saber o que fazer. Nas primeiras horas, ficámos confusos, não podíamos acreditar no que estava a acontecer."

Iryna demorou uma semana e meia a deixar a Ucrânia. A decisão de abandonar, porém, teve de tomar em menos de 24 horas. "Pela minha filha e pelo bebé eu decidi que, se fosse possível, teria de ir. Eles têm uma vida inteira pela frente." Viajaram de comboio até Lviv, no interior de uma casa de banho desactivada. "Tivemos muita sorte", observa. Dentro de três sacos, transportaram comida, roupas. "Eu não queria vir [para a Roménia], mas não me arrependo. Talvez nem regresse." Mantém contacto com a sua mãe, que decidiu permanecer na Ucrânia. "Ela não quis vir porque não encontrou alguém que ficasse com os seus animais de estimação." 

Mariya, de 34 anos, tem um filho de quatro, Denys. "Tenho um marido. Tenho uma mãe." A mãe está consigo, na Roménia. "O meu marido ficou em Dnipro", lamenta. Mariya era professora, antes do dia 24 de Fevereiro. "Vivíamos um período pacífico. Estava tudo calmo antes desse dia. Nessa manhã, recebemos um telefonema de familiares, que nos disseram que tinham sofrido bombardeamento." As bombas caíram em Dnipro cinco minutos depois.

Para Mariya, foi o dia mais assustador da sua vida. A decisão de abandonar a Ucrânia foi "complexa" e "dolorosa". "Não estava determinada a abandonar", recorda. "Uma colega ligou-me, no dia 17 de Março, e disse-me que ia para a Roménia com a sua filha e a sua neta. Sugeriu que fôssemos juntas, porque eu tinha medo de ir sozinha." E assim foi. Partiu, na companhia do filho, que se encontrava doente, de comboio para Lviv. De Lviv até à fronteira com a Roménia demorou poucas horas. "Não sabíamos onde iríamos viver nem como. Foi uma viagem para nenhures. Nunca tinha estado cá, não sabia para onde ir." Tinha na sua posse apenas algumas roupas, água e bolachas. A recepção na Roménia foi muito positiva. "Os romenos receberam-nos de coração aberto; são gentis e muito empáticos." Apesar da hospitalidade, Mariya sabe que quer regressar a casa. Espera apenas pelo final da guerra.

Retrato de Marta, de três anos, filha de Vira. Ao viajar em direcção à Roménia, Vira disse à filha que iria "embarcar numa grande aventura". "No caminho, ela olhava pela janela do comboio em silêncio. Ela não sabia onde íamos e nós não lhe explicámos nada. É bom o facto de ela ser ainda muito pequena. Se ela tivesse quatro anos e não três... As crianças mais velhas compreendiam que algo se passava, mas ela não."
Retrato de Marta, de três anos, filha de Vira. Ao viajar em direcção à Roménia, Vira disse à filha que iria "embarcar numa grande aventura". "No caminho, ela olhava pela janela do comboio em silêncio. Ela não sabia onde íamos e nós não lhe explicámos nada. É bom o facto de ela ser ainda muito pequena. Se ela tivesse quatro anos e não três... As crianças mais velhas compreendiam que algo se passava, mas ela não." ©Lewis Kahn / Save the Children
Os objectos que Vira transportou consigo durante a viagem para a Roménia. "Há muitas coisas que queremos levar, roupas e outros objectos. Mas no fim optámos apenas pelo que é realmente necessário, básico, como roupas quentes para os miúdos. Não quis trazer nada de especial para mim, apenas documentos. Quando viemos, pensávamos que íamos ficar apenas três dias, não um mês, porque queríamos regressar. Nunca pensámos que ficaríamos cá tanto tempo."
Os objectos que Vira transportou consigo durante a viagem para a Roménia. "Há muitas coisas que queremos levar, roupas e outros objectos. Mas no fim optámos apenas pelo que é realmente necessário, básico, como roupas quentes para os miúdos. Não quis trazer nada de especial para mim, apenas documentos. Quando viemos, pensávamos que íamos ficar apenas três dias, não um mês, porque queríamos regressar. Nunca pensámos que ficaríamos cá tanto tempo." ©Lewis Kahn / Save the Children
Vista geral sobre a escola reconvertida em asilo para refugiados da Ucrânia, em Maramures, Roménia
Vista geral sobre a escola reconvertida em asilo para refugiados da Ucrânia, em Maramures, Roménia ©Lewis Kahn / Save the Children
Retrato de Mariya, de 34 anos, com o seu filho Denys, de 4 anos. O dia 24 de Fevereiro foi "o mais assustador" das suas vidas. A decisão de abandonar a Ucrânia foi "muito dolorosa". "Tenho um marido, que permanece em Dnipro. E tenho a minha mãe, que está aqui comigo."
Retrato de Mariya, de 34 anos, com o seu filho Denys, de 4 anos. O dia 24 de Fevereiro foi "o mais assustador" das suas vidas. A decisão de abandonar a Ucrânia foi "muito dolorosa". "Tenho um marido, que permanece em Dnipro. E tenho a minha mãe, que está aqui comigo." ©Lewis Kahn / Save the Children
Mariya dava aulas, em Dnipro, onde vivia. "Era um dia normal. Tudo parecia calmo antes desse dia. Numa manhã recebemos um telefonema de familiares, que nos disseram que tinham sido bombardeados. Passados cinco minutos, misseis atingiram Dnipro também."  Dois dias depois, Mariya e outros familiares apanharam o primeiro comboio que conseguiram. Ia para Lviv. "Fomos de Lviv até Mukachevo, de camioneta, e de lá directamente para a fronteira com a Roménia."
Mariya dava aulas, em Dnipro, onde vivia. "Era um dia normal. Tudo parecia calmo antes desse dia. Numa manhã recebemos um telefonema de familiares, que nos disseram que tinham sido bombardeados. Passados cinco minutos, misseis atingiram Dnipro também." Dois dias depois, Mariya e outros familiares apanharam o primeiro comboio que conseguiram. Ia para Lviv. "Fomos de Lviv até Mukachevo, de camioneta, e de lá directamente para a fronteira com a Roménia." ©Lewis Kahn / Save the Children
Sem saberem exactamente para onde se dirigiam ou onde iriam viver, a viagem da Ucrânia para a Roménia foi como "uma viagem até nenhures". Uma viagem difícil, descreve, porque o Denys estava doente. "Trouxe apenas as roupas dele, duas t-shirts e dois pares de calças, um casaco de adulto e outro de criança. Nada mais, porque era difícil transportar muita coisa ao mesmo tempo que se viaja com uma criança pequena. Não levámos comida, com excepção de água e bolachas."
Sem saberem exactamente para onde se dirigiam ou onde iriam viver, a viagem da Ucrânia para a Roménia foi como "uma viagem até nenhures". Uma viagem difícil, descreve, porque o Denys estava doente. "Trouxe apenas as roupas dele, duas t-shirts e dois pares de calças, um casaco de adulto e outro de criança. Nada mais, porque era difícil transportar muita coisa ao mesmo tempo que se viaja com uma criança pequena. Não levámos comida, com excepção de água e bolachas." ©Lewis Kahn / Save the Children
Crianças brincam no interior da escola reconvertida em asilo para refugiados da Ucrânia, em Maramures, Roménia
Crianças brincam no interior da escola reconvertida em asilo para refugiados da Ucrânia, em Maramures, Roménia ©Lewis Kahn / Save the Children
O interior da escola reconvertida em asilo para refugiados da Ucrânia, em Maramures, Roménia
O interior da escola reconvertida em asilo para refugiados da Ucrânia, em Maramures, Roménia ©Lewis Kahn / Save the Children
Retrato de Milena, de 22 anos, com o filho Bodhan, de um ano. Quando as sirenes soaram, em Ivano-Frankivsk, Oblast, na Ucrânia, Milena temeu pela sua vida. Por viver nas proximidades de um gasoduto, teve medo que esse fosse alvo de ataque. Milena e Bodhan refugiaram-se na cave da casa dos seus pais, mas o seu irmão achou por bem que os dois saíssem do país.
Retrato de Milena, de 22 anos, com o filho Bodhan, de um ano. Quando as sirenes soaram, em Ivano-Frankivsk, Oblast, na Ucrânia, Milena temeu pela sua vida. Por viver nas proximidades de um gasoduto, teve medo que esse fosse alvo de ataque. Milena e Bodhan refugiaram-se na cave da casa dos seus pais, mas o seu irmão achou por bem que os dois saíssem do país. ©Lewis Kahn / Save the Children
Milena organizou a viagem até à fronteira com a Roménia. Os seus pais e o seu marido permanecem na Ucrânia. "Foi difícil dizer adeus aos homens da nossa vida, junto à fronteira. Não sabemos se iremos vê-los de novo." Na viagem, Milena transportou apenas o essencial: "roupas quentes, comida, documentos e computadores portáteis."
Milena organizou a viagem até à fronteira com a Roménia. Os seus pais e o seu marido permanecem na Ucrânia. "Foi difícil dizer adeus aos homens da nossa vida, junto à fronteira. Não sabemos se iremos vê-los de novo." Na viagem, Milena transportou apenas o essencial: "roupas quentes, comida, documentos e computadores portáteis." ©Lewis Kahn / Save the Children
Vista sobre a escola reconvertida em asilo para refugiados da Ucrânia, em Maramures, Roménia
Vista sobre a escola reconvertida em asilo para refugiados da Ucrânia, em Maramures, Roménia ©Lewis Kahn / Save the Children
Retrato de Iryna, de 34 anos, e da filha Nikolina, de 10. Iryna está grávida de 7 meses e teve de tomar a decisão de abandonar a Ucrânia em apenas 24 horas. Inicialmente, não queria ir. Deixou a mãe, que estava demasiado doente para poder viajar, na Ucrânia. "Pela minha filha e pelo bebé que ainda não nasceu, achei que tinha de ir.  Eles têm toda uma vida pela frente."
Retrato de Iryna, de 34 anos, e da filha Nikolina, de 10. Iryna está grávida de 7 meses e teve de tomar a decisão de abandonar a Ucrânia em apenas 24 horas. Inicialmente, não queria ir. Deixou a mãe, que estava demasiado doente para poder viajar, na Ucrânia. "Pela minha filha e pelo bebé que ainda não nasceu, achei que tinha de ir. Eles têm toda uma vida pela frente." ©Lewis Kahn / Save the Children
O interior do quarto de Iryna e Nikolina, no dormitório, em Maramures, na Roménia. "No comboio, ficámos no interior de um WC desactivado, e fomos até Lviv. O maquinista deu-nos cobertores e fechámos a porta. Tínhamos um mini compartimento, tivemos muita sorte."
O interior do quarto de Iryna e Nikolina, no dormitório, em Maramures, na Roménia. "No comboio, ficámos no interior de um WC desactivado, e fomos até Lviv. O maquinista deu-nos cobertores e fechámos a porta. Tínhamos um mini compartimento, tivemos muita sorte." ©Lewis Kahn / Save the Children
"Levámos coisas básicas connosco, em três sacos. De comida, levámos café, chá, açucar, pão, maionaise, tomate ovos cozidos e algumas salsichas. Esquecemo-nos de levar água. De roupa, levámos o mínimo. Chinelos, casacos. A Nikolina trouxe a sua mochila."
"Levámos coisas básicas connosco, em três sacos. De comida, levámos café, chá, açucar, pão, maionaise, tomate ovos cozidos e algumas salsichas. Esquecemo-nos de levar água. De roupa, levámos o mínimo. Chinelos, casacos. A Nikolina trouxe a sua mochila." ©Lewis Kahn / Save the Children
Vista geral sobre a escola reconvertida em asilo para refugiados da Ucrânia, em Maramures, Roménia
Vista geral sobre a escola reconvertida em asilo para refugiados da Ucrânia, em Maramures, Roménia ©Lewis Kahn / Save the Children