Kissinger, o traidor

O homem que agora se condena por propor que se regresse ao statu quo anterior à guerra passou a ser descrito nos mesmos termos boçais com que na maioria dos media portugueses se descreve alguém que escreva no Avante!

É muito curiosa a fúria que por aí vai contra o velho Kissinger. Sobretudo considerando que ela se manifesta entre os mais fervorosos atlantistas que defendem a necessidade da supremacia ocidental por cima de qualquer princípio de gestão minimamente democrática e multilateral do sistema internacional - que é o mesmo que dizer por cima da Carta das Nações Unidas todas as vezes que os EUA e os seus aliados “tiverem” que a desrespeitar. Ela surge no momento em que parece começar a esgotar-se a fase inicial de cruzada antirrussa, na qual se vai tornando crescentemente indigesta a propaganda com que se manipulou História, ideologia e geopolítica de vulgata para dizer que Putin é simultaneamente soviético e czarista, Holodomor e Auschwitz, financiador de Le Pen e do PCP, ao mesmo tempo que se descreve o governo nacionalista ucraniano como modelo de democracia e o Batalhão Azov como um grupo de simples patriotas que teriam abandonado oito anos de retórica e parafernália neonazi e de perseguição contra minorias étnicas na Ucrânia.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 29 comentários