De sarcófagos a estátuas: Egipto exibe tesouro milenar

Da exibição fazem ainda parte 150 estátuas de divindades egípcias e vasos utilizados em rituais.

A colecção retrata figuras egípcias como Bastet, Anubis, Osiris, Amunmeen, Isis, Nefertum e Hathor EPA/KHALED ELFIQI
Fotogaleria
A colecção retrata figuras egípcias como Bastet, Anubis, Osiris, Amunmeen, Isis, Nefertum e Hathor EPA/KHALED ELFIQI

Arqueólogos egípcios exibiram, na segunda-feira, 250 sarcófagos pintados com múmias preservadas no interior, algumas com mais de 2500 anos.

A descoberta foi encontrada durante escavações no Cemitério dos Animais Sagrados, na necrópole de Saqqara, a 24 quilómetros do Cairo, revelou o responsável do Conselho Supremo de Antiguidades, Mostafa Waziri, à estação de televisão norte-americana CBS.

Os artefactos, que foram alinhados numa exposição improvisada junto da pirâmide de degraus de Djoser, incluem 150 estátuas de bronze de antigas divindades e vasos utilizados ​​em rituais de Ísis, deusa da fertilidade na mitologia egípcia antiga, que datam de 500 a.C..

No entanto, o destaque é uma estátua de bronze sem cabeça de Imhotep, o arquitecto-chefe do faraó Djoser, que governou o Egipto entre os anos de 2630 a.C. e 2611 a.C.. Dentro de um dos caixões, os arqueólogos descobriram um rolo de papiro que acreditam conter capítulos do Livro dos Mortos, uma colecção de orações, feitiços, magia, hinos e lendas do Antigo Egipto.

Esta foi a quinta descoberta dos arqueólogos que trabalham no local desde 2018, escreve a CBS, acrescentando que ainda os especialistas ainda têm muitos anos de trabalho para fazer na região. As peças vão poder ser vistas numa exposição permanente no novo Grande Museu Egípcio, um projecto ainda em construção perto das Pirâmides de Gizé.

Saqqara faz parte de uma extensa necrópole na antiga capital do Egipto, Memphis, cujas ruínas foram designadas Património Mundial da Unesco na década de 1970. As Pirâmides de Gizé e as pirâmides menores de Abu Sir, Dahshur e Abu Ruwaysh são os monumentos que fazem parte da necrópole.

Um trabalhador limpa os sarcófagos em Saqqara
Um trabalhador limpa os sarcófagos em Saqqara EPA/KHALED ELFIQI
A colecção com 250 caixões pintados de madeira com múmias foi descoberta durante escavações realizadas no Cemitério dos Animais Sagrados
A colecção com 250 caixões pintados de madeira com múmias foi descoberta durante escavações realizadas no Cemitério dos Animais Sagrados Reuters/MOHAMED ABD EL GHANY
Os sarcófagos têm mais de 2500 anos
Os sarcófagos têm mais de 2500 anos Reuters/MOHAMED ABD EL GHANY
Da descoberta fazem também parte 150 estátuas de bronze de divindades egípcias antigas e vasos utilizados em rituais
Da descoberta fazem também parte 150 estátuas de bronze de divindades egípcias antigas e vasos utilizados em rituais EPA/KHALED ELFIQI
O tesouro vai ser transferido o Grande Museu Egípcio
O tesouro vai ser transferido o Grande Museu Egípcio EPA/KHALED ELFIQI
Esta é a quinta descoberta dos arqueólogos que trabalham na zona desde 2018
Esta é a quinta descoberta dos arqueólogos que trabalham na zona desde 2018 EPA/KHALED ELFIQI
EPA/KHALED ELFIQI
Reuters/MOHAMED ABD EL GHANY